Contribuição para o estudo do processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e suas repercussões nos espaços de dois edifícios escolares.
dc.contributor.author | Souto, Maria Olívia Lopes Moreira | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2010-11-23T13:24:31Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:00:48Z | |
dc.date.available | 2010-11-23T13:24:31Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:00:48Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_PT |
dc.description.abstract | A concepção de Escola Inclusiva defende que todos os alunos têm direito à educação independentemente das suas dificuldades e diferenças e para tal, as escolas devem organizar-se, criando apoios e serviços adequados. Neste contexto, consideramos as estruturas físicas e as condições funcionais dos edifícios escolares como factores a serem destacados no processo de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Este trabalho teve como preocupação central compreender o processo de inclusão de alunos com NEE e as repercussões nos espaços de dois edifícios escolares do 1º ciclo do Ensino Básico, EB1/JI de Aguçadoura e EB1/JI do Século, ambos no concelho da Póvoa de Varzim. Assim, foi definido o objectivo de verificar se os espaços de aprendizagem são propiciadores da educação inclusiva e se são também aptos a acolher alunos com necessidades educativas graves, (multideficiência e autismo), assegurando-lhes as condições mínimas de acessibilidade, autonomia e interacção. Os resultados encontrados mostram os aspectos positivos e menos positivos da acessibilidade nos dois edifícios escolares, as modificações introduzidas nos espaços, no mobiliário e nos equipamentos existentes para acolher os alunos com NEE, assim como, as estratégias encontradas pelas escolas para facilitar a inclusão dos mesmos. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof.ª Doutora Marta Cruz. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Souto, M.O.L.M. (2009). Contribuição para o estudo do processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e suas repercussões nos espaços de dois edifícios escolares [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/196 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 408 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/196 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Arquitectura escolar | pt_PT |
dc.subject | Espaço escolar | pt_PT |
dc.subject | Escola inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | Contribuição para o estudo do processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e suas repercussões nos espaços de dois edifícios escolares. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
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