Hábitos de leitura em crianças e adolescentes: um estudo de caso em alunos do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico
dc.contributor.author | Gouveia, Joana Mesquita Saldanha | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-09-23T13:49:39Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:01:01Z | |
dc.date.available | 2009-09-23T13:49:39Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:01:01Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente estudo procura desvendar, numa perspectiva interpretativa e crítica, até que ponto os alunos do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico lêem por prazer, a qualquer hora e em qualquer local, fruto da sua própria vontade e iniciativa ou se, por outro lado, apenas o fazem porque são obrigados, transformando-se, assim, o deleite numa mera e custosa obrigação. No âmbito desta temática emergem questões hoje tão prementes como a responsabilidade da família, da escola e da sociedade na consecução do objectivo comum de promoção de hábitos de leitura sustentados. Neste enquadramento, registe-se a forte importância do papel da biblioteca escolar e da biblioteca pública na aquisição e estabelecimento de bons hábitos de leitura que deverão ser cultivados desde tenra idade. Começámos por nos debruçar, em termos teóricos, sobre a revisão da literatura dedicada aos assuntos em análise. Procedemos à aplicação de dois questionários que abrangeram uma amostra de 31 docentes e de 181 alunos do segundo e terceiro Ciclos do Ensino Básico da Eco-Escola. De modo a complementar o estudo, foi efectuada uma análise documental que englobou o Projecto Educativo e os instrumentos que permitem a sua operacionalização. O estudo inseriu-se numa abordagem descritiva e interpretativa, sendo a metodologia investigativa usada o “estudo de caso”. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof. Doutora Maria Manuela Barreto Nunes. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gouveia, J. M. S. (2009). Hábitos de leitura em crianças e adolescentes: um estudo de caso em alunos do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/209 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 382 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/209 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Hábitos de Leitura | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Sociedade | pt_PT |
dc.subject | Bibliotecas públicas | pt_PT |
dc.subject | Bibliotecas escolares | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | Hábitos de leitura em crianças e adolescentes: um estudo de caso em alunos do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1