Hábitos de leitura em crianças e adolescentes: um estudo de caso em alunos do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico

dc.contributor.authorGouveia, Joana Mesquita Saldanhapt_PT
dc.date.accessioned2009-09-23T13:49:39Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:01:01Z
dc.date.available2009-09-23T13:49:39Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:01:01Z
dc.date.issued2009pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo procura desvendar, numa perspectiva interpretativa e crítica, até que ponto os alunos do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico lêem por prazer, a qualquer hora e em qualquer local, fruto da sua própria vontade e iniciativa ou se, por outro lado, apenas o fazem porque são obrigados, transformando-se, assim, o deleite numa mera e custosa obrigação. No âmbito desta temática emergem questões hoje tão prementes como a responsabilidade da família, da escola e da sociedade na consecução do objectivo comum de promoção de hábitos de leitura sustentados. Neste enquadramento, registe-se a forte importância do papel da biblioteca escolar e da biblioteca pública na aquisição e estabelecimento de bons hábitos de leitura que deverão ser cultivados desde tenra idade. Começámos por nos debruçar, em termos teóricos, sobre a revisão da literatura dedicada aos assuntos em análise. Procedemos à aplicação de dois questionários que abrangeram uma amostra de 31 docentes e de 181 alunos do segundo e terceiro Ciclos do Ensino Básico da Eco-Escola. De modo a complementar o estudo, foi efectuada uma análise documental que englobou o Projecto Educativo e os instrumentos que permitem a sua operacionalização. O estudo inseriu-se numa abordagem descritiva e interpretativa, sendo a metodologia investigativa usada o “estudo de caso”.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Doutora Maria Manuela Barreto Nunes.pt_PT
dc.identifier.citationGouveia, J. M. S. (2009). Hábitos de leitura em crianças e adolescentes: um estudo de caso em alunos do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/209pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 382pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/209
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectHábitos de Leiturapt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectSociedadept_PT
dc.subjectBibliotecas públicaspt_PT
dc.subjectBibliotecas escolarespt_PT
dc.subjectTME
dc.titleHábitos de leitura em crianças e adolescentes: um estudo de caso em alunos do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 382.pdf
Size:
1.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format