A inovação docente na prática pedagógica: estudo de caso de gamificação no ensino do direito

dc.contributor.authorAlves, Dora Resende
dc.contributor.authorCastilhos, Daniela Serra
dc.contributor.authorCastilhos, Daniela Serra
dc.date.accessioned2019-08-08T14:53:09Z
dc.date.available2019-08-08T14:53:09Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionO estudo apresentado surge num momento cronológico em que foi apresentado publicamente relatório internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)3 sobre a educação. A importância da educação como direito humano e fundamental, garante de valores democráticos é também um tema atual de política nacional portuguesa e no âmbito da União Europeia, surgindo em foco em documentação relevante. Assim surge o debate sobre as metodologias ativas de aprendizagem que se baseiam na descentralização da função de professor em sala de aula. É desejada uma transição para uma aprendizagem centrada no aluno, permitindo aos professores planear diferentes abordagens para promover a eficácia dessa aprendizagem. Entre as metodologias de aprendizagem ativa existentes, e no sentido de voltar a atenção dos alunos para o tema pretendido, a escolha foi voltada para a “gamification” ou gamificação, na tradução portuguesa, sendo certo que a palavra não adquire a mesma relação entre significado e significante que na língua inglesa. Ainda assim, opta-se por utilizar a palavra traduzida.
dc.identifier.citationCastilhos, D. S., & Alves, D. R. (2019). A inovação docente na prática pedagógica: estudo de caso de gamificação no ensino do direito. In R. M. Gonçalves, & F. S. Veiga (dirs.); P. Brito (Coord.), Estudios de Derecho Iberoamericano (vol. 3, pp. 557-564). Porto: Universidade Lusófona do Porto. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2859pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-09-13678-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2859
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Lusófona do Portopt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.titleA inovação docente na prática pedagógica: estudo de caso de gamificação no ensino do direitopt_PT
dc.typebook partpt_PT
degois.publication.firstPage557pt_PT
degois.publication.lastPage564pt_PT
degois.publication.titleEstudios de Derecho Iberoamericanopt_PT
degois.publication.volume3pt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameIJP - Instituto Jurídico Portucalense
person.affiliation.nameIJP - Instituto Jurídico Portucalense
person.familyNameAlves
person.familyNameCastilhos
person.familyNameCastilhos
person.givenNameDora Resende
person.givenNameDaniela Serra
person.givenNameDaniela Serra
person.identifier.ciencia-idCA1A-FE14-5CC1
person.identifier.orcid0000-0003-4720-1400
person.identifier.ridF-1556-2013
person.identifier.scopus-author-id58037847800
relation.isAuthorOfPublicationf3fe2acf-5820-4cc7-9046-5ff1a430034a
relation.isAuthorOfPublication120bbbfd-cade-4d16-acaa-4f789d725555
relation.isAuthorOfPublication73672c77-cbcd-4eb8-bd87-b003225ccd91
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf3fe2acf-5820-4cc7-9046-5ff1a430034a

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A inovaçao docente na pratica pedagogica_estudo de caso de gamificaçao no ensino do direito.pdf
Size:
199.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format