A inovação docente na prática pedagógica: estudo de caso de gamificação no ensino do direito
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2019
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Universidade Lusófona do Porto
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Portuguese
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Castilhos, D. S., & Alves, D. R. (2019). A inovação docente na prática pedagógica: estudo de caso de gamificação no ensino do direito. In R. M. Gonçalves, & F. S. Veiga (dirs.); P. Brito (Coord.), Estudios de Derecho Iberoamericano (vol. 3, pp. 557-564). Porto: Universidade Lusófona do Porto. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2859
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O estudo apresentado surge num momento cronológico em que foi apresentado publicamente relatório internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)3 sobre a educação. A importância da educação como direito humano e fundamental, garante de valores democráticos é também um tema atual de política nacional portuguesa e no âmbito da União Europeia, surgindo em foco em documentação relevante. Assim surge o debate sobre as metodologias ativas de aprendizagem que se baseiam na descentralização da função de professor em sala de aula. É desejada uma transição para uma aprendizagem centrada no aluno, permitindo aos professores planear diferentes abordagens para promover a eficácia dessa aprendizagem. Entre as metodologias de aprendizagem ativa existentes, e no sentido de voltar a atenção dos alunos para o tema pretendido, a escolha foi voltada para a “gamification” ou gamificação, na tradução portuguesa, sendo certo que a palavra não adquire a mesma relação entre significado e significante que na língua inglesa. Ainda assim, opta-se por utilizar a palavra traduzida.