Lideranças em contexto escolar: O caso da escola de formação de professores da província de Benguela.

dc.contributor.advisorMartin, Idalina, orientador científico
dc.contributor.advisorAbelha, Marta
dc.contributor.authorKayumbuka, Justino Domingues
dc.date.accessioned2016-02-16T15:54:12Z
dc.date.available2016-02-16T15:54:12Z
dc.date.issued2015-11
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação.pt_PT
dc.description.abstractNo presente estudo a problemática de investigação situa-se no contexto das lideranças escolares, em particular no modo como professores de uma escola de formação de professores da província de Benguela percecionam a liderança do diretor. Para responder à problemática de investigação definiram-se três objetivos: i) caracterizar o modo como professores da escola de formação de professores do Futuro da província de Benguela percecionam a liderança protagonizada pelo diretor; ii) compreender a influência do diretor nas dinâmicas de trabalho docente e iii) desenvolver conhecimento sobre o estilo de liderança preconizado na escola de formação de professores do Futuro da província de Benguela. A metodologia de investigação adotada assumiu uma natureza predominantemente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação privilegiada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2014 numa escola de formação de professores da província de Benguela. O inquérito por questionário MLQ de Avolio & Bass (2004) aplicado à totalidade dos docentes (n=20) foi a principal técnica de recolha de dados. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Os principais resultados do estudo apontaram para o facto de o diretor da Escola de Formação de Professores do Futuro da província de Benguela revelar atitudes comportamentais e posições consonantes com a Liderança Laissez-Faire e algumas categorias da Liderança Transformacional.pt_PT
dc.description.abstractIn the present study the research problem lies in the context of school leaders, particularly in how teachers at a teacher training school in Benguela province perceives the leadership of the school principal. To answer the research problem were defined three objectives: i) characterize how teachers of the training school for teachers in Benguela province perceives the leadership led by the school principal; ii) understand the influence of the school principal in the teaching work dynamics iii) develop knowledge about the style of leadership developed in the training school for teachers in Benguela province. The adopted research methodology assumed a predominantly qualitative nature, and case study was the preferred research strategy. The empirical study took place in the academic year 2014 in a teacher training school in Benguela province. The main data collection technique was the MLQ questionnaire of Avolio & Bass (2004) applied to all the teachers (n=20). A simple statistical analysis was the privileged data processing technique. The main results of the study pointed to the fact that the school principal of the teacher training school in Benguela province reveal behavioral attitudes and positions in line with the Laissez-Faire Leadership and some categories of Transformational Leadership.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Profs. Doutoras Marta Abelha e Idalina Martin.pt_PT
dc.identifier.citationKayumbuka, J. D. (2015). Lideranças em contexto escolar: O caso da escola de formação de professores da província de Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1423.pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 548
dc.identifier.tid201028395pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1423
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Portucalensept_PT
dc.rightsrestricted accesspt_PT
dc.subjectLiderança escolarpt_PT
dc.subjectDiretor de escolapt_PT
dc.subjectEstilos de liderançapt_PT
dc.subjectSchool leadershippt_PT
dc.subjectSchool principalpt_PT
dc.subjectLeadership stylespt_PT
dc.titleLideranças em contexto escolar: O caso da escola de formação de professores da província de Benguela.pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.familyNameAbelha
person.givenNameMarta
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.ridH-1160-2016
person.identifier.scopus-author-id35772219700
relation.isAdvisorOfPublicationb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
thesis.degree.nameMestrado pt_PT

Files