Fernandes, Sara M.
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Fernandes
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Sara M.
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Sara M. Fernandes
Biography
Doutorada em Psicologia, na área da Neuropsicologia Clínica, Mestre em Psicologia, na área das Ciências Cognitivas e Licenciada em Psicologia Clínica. É pós-graduada em Neuropsicologia Clínica e realizou várias formações não conferentes a grau, em áreas da intervenção psicológica e pedagógica. É docente universitária desde 2000 e desde 2015 é Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense (UPT). É Coordenadora do 2º ciclo de estudos em Psicologia no Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, na UPT. É elemento da equipa de coordenação do Centro Clínico Portucalense de Psicologia (C2P2). É membro integrado do Instituto Portucalense de Psicologia (I2P), tem colaborado em projetos de investigação, nacionais e internacionais e é revisora por pares em revistas científicas SCOPUS e WoS. É membro fundador e presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia (SPNpsy), membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) com especialidade avançada em Neuropsicologia e membro da American Psychological Association (APA). Os seus interesses de investigação centram-se na área da neuropsicologia e neurociências (básica e aplicada), nomeadamente no contexto das perturbações do neurodesenvolvimento e envelhecimento.
Afiliação:
I2P - Instituto Portucalense de Psicologia.
DPE - Departamento de Psicologia e Educação.
Research Projects
Organizational Units
CINTESIS.UPT - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS.UPT), former I2P, is an R&D unit devoted to the study of cognition and behaviour in context. With an interdisciplinary focus, namely on Education, Translational and Applied Psychology
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Publication Open Access Avaliação da docência no Ensino Superior: Contributos para um modelo compreensivo de avaliação do desempenho2018 - Oliveira, Íris Martins; Mesquita, Diana; Abelha, Marta; Carvalho, Olívia da Conceição; Jesus, Paulo Renato; Fernandes, Sara M.; Leite, Jorge; Fernandes, SandraEsta comunicação tem como objetivo apresentar a proposta de um projeto de investigação sobre avaliação do desempenho docente no Ensino Superior. Esta proposta surgiu da atividade de colaboração desenvolvida por um grupo de docentes da Universidade Portucalense (UPT) no contexto de uma ação de formação subordinada à temática Scholarhip of Teaching and Learning (SoTL), promovida pelo Centre for Excellence in Teaching da UPT. Este centro foi criado pela Reitoria da UPT em Maio de 2017, para potenciar o desenvolvimento de estratégias favorecedoras da reflexão e melhoria das práticas pedagógicas dos/as docentes. Neste âmbito, um dos seus objetivos consiste em promover competências que se consideram fundamentais para a inovação pedagógica e curricular por parte dos/as docentes, tais como trabalho colaborativo, capacidade de ultrapassar desafios, reflexão sobre a prática e investigação. A formação sobre SoTL, organizada em quatro sessões (3h cada), tem periodicidade mensal entre abril e julho 2018. Esta formação pretende: apresentar, discutir e analisar os princípios do SoTL; desenvolver tempos e espaços de reflexão crítica sobre a prática de ensino e das aprendizagens; bem como desenvolver e apresentar uma proposta de investigação sobre a prática pedagógica. Como o SoTL assenta numa abordagem que favorece a reflexão sobre e para a prática pedagógica, numa lógica de contínua indagação profissional (Shulman, 2000; 2011; Vieira, 2009), as sessões de formação dedicadas à temática procuram refletir esse mesmo princípio e apropriar esta metodologia para o desenvolvimento profissional dos docentes (Fanghanel, 2013). A proposta de projeto apresentada surge como resultado da aplicação da abordagem SoTL em contexto de formação e da inerente indagação da prática docente, por parte dos elementos do grupo. Em particular, a presente comunicação deriva da reflexão sobre a valorização da docência enquanto uma das funções do/a docente universitário/a. Esta tem sido uma preocupação crescente por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), que se deparam atualmente com desafios no que se refere às questões da avaliação da qualidade dos/as docentes e do ensino superior, decorrentes do Processo de Bolonha, do financiamento das IES e da garantia e certificação da Qualidade. (...)Publication Restricted Access Effects of aging on memory strategies: A validation of the Portuguese version of the Test of Memory Strategies2018 - Vázquez-Justo, Enrique; Pereira, Carolina; Silva, Ana; Paul, Nuria; Yuberoc, Raquel; Maestú, Fernando; Araújo, Alexandra M.; Fernandes, Sara M.Objective: Previous literature has shown that executive functions (EF) are related to performance in memory tasks. The fact that there are no psychometric tests that evaluate these two constructs simultaneously led a group of researchers to develop the Test of Memory Strategies (TSM). Given the potential importance of this instrument for neuropsychological evaluation, in this study, we aimed to evaluate the psychometric properties of the TMS in Portuguese sample. We also examined the effect of aging by exploring profiles of performance on the TMS, comparing young and elderly healthy subjects. Method: Total of 135 healthy participants were submitted to a neuropsychological assessment and were divided into four age groups: a group of young adults (25–35 years) and three groups of older individuals (aged 60–69 years, 70–79 years, and 80 or more years). Results: Findings supported the reliability of the TMS scores, based on analyses of internal consistency. As expected, factor analysis of the TMS scores revealed that the test yielded two factors, one capturing EF and the other memory. Correlations with classic neuropsychological tests supported convergent and discriminant validity of the TMS scores. The elderly groups presented more difficulties in creating and mobilizing memory strategies when compared with a younger group, after controlling for the influence of education, although both groups presented increases in performance throughout the five TMS subscales. Conclusions: The findings suggest that the TMS is an adequate measure to assess memory and EF, simultaneously, presenting adequate psychometric properties for a Portuguese sample.Publication Open Access Evaluación neuropsicológica del TDAH2017 - Vázquez-Justo, Enrique; Piñón-Blanco, Adolfo; Fernandes, Sara M.La evaluación neuropsicológica del TDAH empieza siempre por una entrevista clínica, seguida de uma exploración de las funciones cognitivas y comportamentales, recorriendo a instrumientos psicométricos y escalas clínicas. Si bien la estrategia psicometrica y el uso de escalas de evaluación del TDAH puede ser útil para un cribado global de sospecha del TDAH, y de hecho, puede conseguir índices de prevalencia similares a los esperables clínicamente, no es demasiado aconsejable para un cribado específico de los subtipos del TDAH. . Para ello, es necesario un proceso diagnostico más completo que puede incluir pruebas neurocognitivas e información sobre la adaptación del niño a contextos ecológicamente válidos y generalizables a la vida real con el objeto de ayudarnos a determinar el subtipo de TDAH presente en el niño. En este capítulo presentaremos los instrumentos de evaluación más utilizados en la práctica clínica.Publication Open Access Tradução e adaptação cultural da Versão Reduzida do Inventário de Memória Prospetiva Metacognitiva [MPMI-S] para pessoas diagnosticadas com cancro em Portugal [poster presentation]2024-05-13 - Santos, Filipa; Oliveira, Ana Filipa; Caetano, Ana Paula; Rummel , Jan; Albuquerque, Pedro B.; Bártolo, Ana; Fernandes, Sara M.; Rodrigues, Pedro F. S.Sem resumo disponível.Publication Open Access Adaptación del test de colores y palabras de Stroop: Su importancia en la detección precoz de los déficits en las funciones ejecutivas.2010 - Sánchez Rodríguez, Juan Luis; Silva, Carlos Fernandes da; Fernandes, Sara M.La evaluación neuropsicológica es cada vez más utilizada, como examen complementario de diagnóstico a las diferentes patologías cerebrales y, Portugal no es una excepción. Por ello, urge que los instrumentos utilizados para dicha evaluación presenten criterios psicométricos adecuados y datos normativos adaptados a la misma población. El envejecimiento es un proceso dinámico y progresivo, ocasionando mayor vulnerabilidad y incidencia a procesos patológicos. Dentro de estos procesos se destacan enfermedades neurodegenerativas, siendo la más frecuente, la Enfermedad de Alzheimer.1 Las funciones ejecutivas parecen ser las que más implicaciones presentan en el funcionamiento global del individuo y el Test Stroop es lo que se utiliza con frecuencia para evaluar estas funciones. Presentamos el estudio de la adaptación de este instrumento a una muestra portuguesa, procurando verificar la importancia de variables sociodemograficas, en el rendimiento del test y si existían diferencias significativas entre los sujetos saludables y con neuropatología. Los resultados han permitido verificar la importancia de la adaptación de pruebas a las poblaciones donde son utilizadas. Así, el Test Stroop parece ser un test a tener en cuenta en el momento de establecer un protocolo de evaluación neuropsicológica, pues diferencia bien los padrones de rendimiento, entre el enve jecimiento normativo y patológico.Publication Open Access Estudo neuropsicológico em delinquentes juvenis2012 - Silva, Ana Sofia Beça Ribas da; Fernandes, Sara M.Introdução: A delinquência juvenil é caracterizada por vários fatores de risco, nomeadamente a nível comportamental, emocional e cognitivo. No entanto, também aparecem associados a jovens que delinquiram, alterações significativas a nível neuropsicológico que podem interferir com o seu normal desenvolvimento. Objetivos: Com este estudo, de natureza exploratório, procuramos averiguar as características neuropsicológicas em adolescentes que delinquiram e se encontravam a cumprir medida tutelar num Centro Educativo da cidade do Porto. Procuramos também analisar a existência de correlações parciais significativas intra-teste e inter-teste das provas de avaliação neuropsicológicas utilizadas neste estudo e também a existência de diferenças significativas entre as variáveis sócio-demográficas em função do rendimento dos testes utilizados. Método: Foi constituída uma amostra de 31 adolescentes, que se encontravam no Centro Educativo. Para avaliar as características neuropsicológicas foi utilizada uma bateria de testes neuropsicológicos, entre os quais a Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (Wechsler, 2003), Figura Complexa de Rey (Rey, 1988), Stroop – Teste de Cores e Palavras (Golden, 2007), TRVB – Teste de Retenção Visual de Benton (Benton, 2002) e o WCST – Teste de Classificação de Cartas de Wisconsin (Heaton, Chelune, Talley, Kay, e Curtiss, 2001). Resultados: Os resultados obtidos por esta amostra, não generalizáveis ao universo dos adolescentes delinquentes institucionalizados, sugerem alterações neuropsicológicas a nível da memória, das funções executivas, funções verbais e atencionais. Verificou-se também a existência de correlações parciais significativas intra-teste e inter-teste e em relação às variáveis sócio-demográficas, não se encontraram diferenças estatisticamente significativas no rendimento dos testes. Conclusão: Este estudo permitiu identificar alterações neuropsicológicas características em adolescentes delinquentes e a existência de fatores de risco para a delinquência da amostra estudada.Publication Open Access The Centre for Excellence in Teaching (CET) at Portucalense University: goals, strategies and expected outcomes2018-06 - Mesquita, Diana; Morais, Paula; Fernandes, Sandra; Fernandes, Sara M.; Abelha, Marta; Albuquerque, Ana SílviaThis paper presents part of the change process carried out at the Portucalense University (UPT), Portugal, aimed at promoting student centred teaching and learning. To attain this goal, the Centre for Excellence in Teaching (CET) was created to support academic staff development, provide pedagogic training for teachers, create pedagogical resources and enhance the dissemination of best practices and teaching quality at UPT. The preliminary results of the implementation of the activities developed by the CET reveal a positive participation and involvement of academic staff, according to data collected through an online questionnaire to participants. Teachers showed interest in developing active learning strategies and openness to change their teaching practices. Some examples of the activities implemented by teachers, in the first semester of 2017/2018, are briefly presented in this paper.Publication Open Access Estarás atento(a) em qualquer momento do dia? Efeito de (as)sincronia em tarefas atencionais: um estudo com universitários2023-03-31 - Correia, Márcia; Rodrigues, Pedro F. S.; Fernandes, Sara M.O cronótipo refere-se às diferenças individuais nas variações circadianas, podendo definir-se em três tipos principais: o tipo matutino (o pico máximo de atividade do indivíduo decorre nas primeiras horas do dia); o tipo vespertino (o pico máximo de atividade ocorre ao final da tarde/noite); e o tipo intermédio (o pico de atividade decorre em horas intermédias do dia). O principal objetivo desta investigação foi analisar as diferenças no desempenho atencional de estudantes do ensino superior quando estes realizaram tarefas de atenção no período ótimo (sincronia) e no período não ótimo do dia (assincronia). A amostra foi constituída por estudantes da Universidade Portucalense. A investigação dividiu-se em duas fases: 1) Preenchimento do Questionário de Horne & Östberg 976; versão portuguesa: Silva et al., 200 que permitiu a classificação dos participantes nos 3 tipos de cronótipo; 2) Aplicação de tarefas atencionais ao grupo dos participantes matutinos e vespertinos (parte experimental do estudo): cada participante, de forma individual, realizou um conjunto de tarefas atencionais (e.g., tarefa de atenção dividida) no seu momento síncrono e no seu momento assíncrono. A ordem de manipulação dos momentos (sincronia vs. assíncrona) foi contrabalanceada entre participantes. Todos os participantes realizaram as mesmas tarefas nos dois momentos (síncrono e assíncrono) com um intervalo de cerca de 1 semana entre eles. Nesta comunicação são apresentados resultados preliminares desta investigação, discutidos à luz das teorias existentes.Publication Open Access Eficácia de intervenções digitais no ajustamento psicossocial de cuidadores familiares em oncologia pediátrica: Uma revisão sistemática [poster presentation]2024-05-13 - Santos, Marina; Silva, Isabel S.; Fernandes, Sara M.; Rodrigues, Pedro F. S.; Bártolo, AnaSem resumo disponível.Publication Open Access Eficácia de técnicas não invasivas [TMS e tDCS] no controlo da dor em doentes oncológicos: uma revisão sistemática [poster presentation]2024-05-13 - Peixoto, Joana; Bártolo, Ana; Rodrigues, Pedro F. S.; Fernandes, Sara M.Sem resumo disponível.