Moura, António Graça

A carregar...
Foto do perfil

Endereço de Email

Data de nascimento

Cargo

Último Nome

Moura

Primeiro Nome

António Graça

Nome

António Graça Moura

Biografia

Mestre em Direito/Master at Law (Direito/Law).

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
IJP - Instituto Jurídico Portucalense
O Instituto Jurídico Portucalense (IJP) é um centro de investigação em ciências jurídicas que tem como objetivo principal promover, apoiar e divulgar a investigação científica nessa área do saber produzida na Universidade Portucalense e nos Institutos Politécnicos de Leiria e de Lisboa, suas parceiras estratégicas.

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 4 de 4
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Sobre a posição dos credores em face do projecto de reforma do direito falimentar
    1993 - Moura, António Graça
    Documento de conferência publicado com base no seminário organizado pelo Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Ainda a questão da aquisição da posse mortis causa: algumas breves reflexões
    2000-03 - Moura, António Graça
    É por demais consabido constituir a posse, em múltiplos aspectos, o mais controverso de todos os direitos reais que a generalidade dos ordenamentos jurídicos conhecem. [...]
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Sobreendividamento familiar, hipoteca sobre a casa de morada de família e pacto comissório
    2017 - Moura, António Graça
    Partindo da temática das causas e origens do fenómeno do sobreendividamento familiar (1), o texto que segue centra-se sobre o recurso ao crédito bancário como instrumento de financiamento da aquisição da casa de morada de família e a sua garantia (2). Numa situação de incumprimento das obrigações assumidas pelo mutuário haverá lugar à execução da garantia hipotecária nos termos gerais, não se encontrando a casa de morada de família isenta de penhora nem da subsequente venda executiva (3). O pacto comissório como cláusula acessória da hipoteca; a sua proibição na lei portuguesa e a respectiva ratio; a subsistência da lógica da proibição na actualidade e a eventual mudança de paradigma quanto ao pacto comissório (4). Conclusão (5).
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    A pluralidade de autores na acção de anulação de deliberação social
    2022-07-30 - Moura, António Graça
    A legitimidade activa na acção de deliberação de deliberações sociais: (a) legitimidade de sócios; (b) legitimidade do órgão de fiscalização. (2) A pluralidade de autores: (a) natureza da pluralidade; (b) determinação do carácter unitário ou não do litisconsórcio; (c) relevância prática da distinção; (d) a questão do litisconsórcio recíproco. (3) Regime e efeitos do litisconsórcio: (a) o comportamento do CPC ao longo da causa; (b) a questão do caso julgado.