Assis, Zamira De

Loading...
Profile Picture

Email Address

Birth Date

Job Title

Last Name

Assis

First Name

Zamira De

Name

Zamira De Assis

Biography

Doutorada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Brasil (2004-2009), Universidade na qual ingressou por concurso como Professora em 1998 para lecionação das disciplinas de Direito Civil. Obteve certificado de Pós-Doutoramento pela Nova School of Law da Universidade Nova de Lisboa na cadeira do Direito das Mulheres e da Igualdade Social sob supervisão da Professora Doutora Teresa Beleza (2016-2017), instituição onde lecionou Direito da Família, Direito das Sucessões e Direito das Pessoas e da Família como Professora Convidada (2016-2019). Tem desenvolvido os temas ligados à Família e à Igualdade de Género, e lecionado no Mestrado de Estudos sobre as Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Cultura da FCSH/UNL, na cadeira O Tempo das Mulheres (2020-atual). Em setembro de 2023 entrou para o corpo de docentes da Universidade Portucalense. É Investigadora colaboradora do CEDIS - Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade da FD/UNL, e Investigadora Colaboradora do CICS.Nova, membro de Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, equipa sediada no CICS.NOVA da FCSH/UNL. Áreas de atuação acadêmica e profissional: Direito Civil, Direito da Família, Direito das Sucessões, Direito das Mulheres, da Igualdade Social e de Género. Afiliação: IJP - Instituto Jurídico Portucalense. Investigadora colaboradora do CEDIS (Centro de I&D sobre Direito e Sociedade). Investigadora colaboradora do CICS.NOVA (Equipa 1: Desigualdades Sociais e Ação Pública - Género e Sexualidades).

Research Projects

Organizational Units

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • PublicationOpen Access
    Judicialização da sexualidade das mulheres: O género e o carácter patriarcal do direito [comunicação oral]
    2024-05-17 - Assis, Zamira De
    O Direito estrutura-se em decisões que qualificam modos de agir em sociedade e as converte em normas de conduta. Ao longo do tempo e das sociedades estas decisões foram construídas de acordo com uma mentalidade hegemonicamente masculina que ainda hoje impregnam o ato de julgar com estereótipos de género que desfavorecem as mulheres. É o que se denomina de judicialização da sexualidade das mulheres, envolvente dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, imanentes ao direito à uma vida digna e igual.
  • PublicationRestricted Access
    A representação jurídica do casamento e do divórcio em Maria Archer
    2024-01-01 - Assis, Zamira De
    Neste artigo procura-se apresentar, em brevíssima síntese, a visão tripartida dos estudos de Direito na Literatura, Direito como Literatura e Direito da Literatura, para introduzir uma análise a respeito da representação jurídica do casamento e do divórcio em alguns contos de duas obras de Maria Archer: "Há-de haver uma lei", de 1949, e "A primeira vítima do diabo", de 1954. [...]