Efeito do Cronótipo (sincronia vs. assincronia) no desempenho obtido numa tarefa 3-Back [Poster presentation]
dc.contributor.author | Correia, Márcia | |
dc.contributor.author | Fernandes, Sara M. | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Pedro F. S. | |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T11:50:06Z | |
dc.date.available | 2023-08-31T11:50:06Z | |
dc.date.issued | 2023-03 | |
dc.description.abstract | cronótipo refere-se às diferenças individuais nas variações circadianas, podendo definir se em três tipos principais: o tipo matutino (o pico máximo de atividade do indivíduo decorre nas primeiras horas do dia); o tipo vespertino (o pico máximo de atividade ocorre ao final da tarde/noite); e o tipo intermédio (o pico de atividade decorre em horas intermédias do dia). O principal objetivo desta investigação foi analisar as diferenças no desempenho atencional de estudantes do ensino superior quando estes realizaram tarefas de atenção no período ótimo (sincronia) e no período não ótimo do dia (assincronia). A amostra foi constituída por estudantes da Universidade Portucalense. A investigação dividiu-se em duas fases: 1) Preenchimento do Questionário de Horne & Östberg 976; versão portuguesa: Silva et al., 200 que permitiu a classificação dos participantes nos 3 tipos de cronótipo; 2) Aplicação de tarefas atencionais ao grupo dos participantes matutinos e vespertinos (parte experimental do estudo): cada participante, de forma individual, realizou um conjunto de tarefas atencionais (e.g., tarefa de atenção dividida) no seu momento síncrono e no seu momento assíncrono. A ordem de manipulação dos momentos (sincronia vs. assíncrona) foi contrabalanceada entre participantes. Todos os participantes realizaram as mesmas tarefas nos dois momentos (síncrono e assíncrono) com um intervalo de cerca de 1 semana entre eles. Nesta comunicação são apresentados resultados preliminares desta investigação, discutidos à luz das teorias existentes. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Correia, M., Fernandes, S. M., & Rodrigues, P. F. S. (2023, March 30 - April 01). Efeito do Cronótipo (sincronia vs. assincronia) no desempenho obtido numa tarefa 3-Back [Poster presentation]. IV CINEICC International Congress - Innovations in fundamental and applied psychological science, Coimbra, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5047 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/5047 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://cineicc-congress.fpce.uc.pt/?lang=en | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Cronótipo | pt_PT |
dc.subject | Sincronia | pt_PT |
dc.subject | Assincronia | pt_PT |
dc.subject | Atenção | pt_PT |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_PT |
dc.title | Efeito do Cronótipo (sincronia vs. assincronia) no desempenho obtido numa tarefa 3-Back [Poster presentation] | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.location | Lisboa, Portugal | pt_PT |
degois.publication.title | 17º Encontro Nacional da APPE | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | I2P - Instituto Portucalense de Psicologia | |
person.affiliation.name | I2P - Instituto Portucalense de Psicologia | |
person.familyName | Fernandes | |
person.familyName | Rodrigues | |
person.givenName | Sara M. | |
person.givenName | Pedro F. S. | |
person.identifier.ciencia-id | 5B1A-1694-0186 | |
person.identifier.ciencia-id | A619-A232-5DDC | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4257-0530 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4155-0987 | |
person.identifier.rid | G-9849-2016 | |
person.identifier.rid | L-3459-2017 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57213450875 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56585404500 | |
relation.isAuthorOfPublication | bfc63547-8cbd-4aca-b548-1388c1a5c8d8 | |
relation.isAuthorOfPublication | 124a51b7-65ee-492d-94e8-6aa833e83d36 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bfc63547-8cbd-4aca-b548-1388c1a5c8d8 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1