Efeito do Cronótipo (sincronia vs. assincronia) no desempenho obtido numa tarefa 3-Back [Poster presentation]
Date
2023-03
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
English
Alternative Title
Abstract
cronótipo refere-se às diferenças individuais nas variações circadianas, podendo definir se em três tipos principais: o tipo matutino (o pico máximo de atividade do indivíduo
decorre nas primeiras horas do dia); o tipo vespertino (o pico máximo de atividade ocorre
ao final da tarde/noite); e o tipo intermédio (o pico de atividade decorre em horas
intermédias do dia). O principal objetivo desta investigação foi analisar as diferenças no
desempenho atencional de estudantes do ensino superior quando estes realizaram tarefas
de atenção no período ótimo (sincronia) e no período não ótimo do dia (assincronia). A
amostra foi constituída por estudantes da Universidade Portucalense. A investigação
dividiu-se em duas fases: 1) Preenchimento do Questionário de Horne & Östberg 976;
versão portuguesa: Silva et al., 200 que permitiu a classificação dos participantes nos 3 tipos
de cronótipo; 2) Aplicação de tarefas atencionais ao grupo dos participantes matutinos e
vespertinos (parte experimental do estudo): cada participante, de forma individual, realizou
um conjunto de tarefas atencionais (e.g., tarefa de atenção dividida) no seu momento
síncrono e no seu momento assíncrono. A ordem de manipulação dos momentos (sincronia
vs. assíncrona) foi contrabalanceada entre participantes. Todos os participantes realizaram
as mesmas tarefas nos dois momentos (síncrono e assíncrono) com um intervalo de cerca
de 1 semana entre eles. Nesta comunicação são apresentados resultados preliminares
desta investigação, discutidos à luz das teorias existentes.
Keywords
Cronótipo, Sincronia, Assincronia, Atenção, Estudantes universitários
Document Type
conferenceObject
Publisher Version
Dataset
Citation
Correia, M., Fernandes, S. M., & Rodrigues, P. F. S. (2023, March 30 - April 01). Efeito do Cronótipo (sincronia vs. assincronia) no desempenho obtido numa tarefa 3-Back [Poster presentation]. IV CINEICC International Congress - Innovations in fundamental and applied psychological science, Coimbra, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5047
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access