Efeito do Cronótipo (sincronia vs. assincronia) no desempenho obtido numa tarefa 3-Back [Poster presentation]

Date

2023-03

Embargo

Authors

Fernandes, Sara M.
Rodrigues, Pedro F. S.

Advisor

Coadvisor

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Language
English

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Alternative Title

Abstract

cronótipo refere-se às diferenças individuais nas variações circadianas, podendo definir se em três tipos principais: o tipo matutino (o pico máximo de atividade do indivíduo decorre nas primeiras horas do dia); o tipo vespertino (o pico máximo de atividade ocorre ao final da tarde/noite); e o tipo intermédio (o pico de atividade decorre em horas intermédias do dia). O principal objetivo desta investigação foi analisar as diferenças no desempenho atencional de estudantes do ensino superior quando estes realizaram tarefas de atenção no período ótimo (sincronia) e no período não ótimo do dia (assincronia). A amostra foi constituída por estudantes da Universidade Portucalense. A investigação dividiu-se em duas fases: 1) Preenchimento do Questionário de Horne & Östberg 976; versão portuguesa: Silva et al., 200 que permitiu a classificação dos participantes nos 3 tipos de cronótipo; 2) Aplicação de tarefas atencionais ao grupo dos participantes matutinos e vespertinos (parte experimental do estudo): cada participante, de forma individual, realizou um conjunto de tarefas atencionais (e.g., tarefa de atenção dividida) no seu momento síncrono e no seu momento assíncrono. A ordem de manipulação dos momentos (sincronia vs. assíncrona) foi contrabalanceada entre participantes. Todos os participantes realizaram as mesmas tarefas nos dois momentos (síncrono e assíncrono) com um intervalo de cerca de 1 semana entre eles. Nesta comunicação são apresentados resultados preliminares desta investigação, discutidos à luz das teorias existentes.

Keywords

Cronótipo, Sincronia, Assincronia, Atenção, Estudantes universitários

Document Type

conferenceObject

Publisher Version

Dataset

Citation

Correia, M., Fernandes, S. M., & Rodrigues, P. F. S. (2023, March 30 - April 01). Efeito do Cronótipo (sincronia vs. assincronia) no desempenho obtido numa tarefa 3-Back [Poster presentation]. IV CINEICC International Congress - Innovations in fundamental and applied psychological science, Coimbra, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5047

TID

Designation

Access Type

Open Access

Sponsorship

Description