The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]

dc.contributor.authorAlbuquerque, Pedro B.
dc.contributor.authorRibeiro, Andreia
dc.contributor.authorGomes, Beatriz
dc.contributor.authorRodrigues, Pedro F. S.
dc.date.accessioned2023-08-31T11:43:40Z
dc.date.available2023-08-31T11:43:40Z
dc.date.issued2023-03-01
dc.description.abstractO sublinhado é uma técnica amplamente utilizada pelos estudantes. A investigação sobre a utilidade do sublinhado tem sido escassa e com resultados inconsistentes. Recorrendo a três experiências, esta comunicação tem como objetivo explorar o papel do sublinhado na memória, nomeadamente a sua eficácia no reconhecimento de palavras. Na Experiência 1, baseada num desenho intra-sujeito tal como todas as outras, os participantes foram instruídos a ler em silêncio (grupo de controlo) e a ler em silêncio e sublinhar palavras (grupo experimental), realizando de seguida um teste de reconhecimento. Os resultados mostraram maior reconhecimento para palavras sublinhadas, do que para palavras lidas apenas em silêncio. Para perceber se a pista percetiva (sublinhado) sem o envolvimento motor do ato de sublinhar é suficiente para produzir vantagens na memória, foi realizada a Experiência 2. Os participantes foram instruídos a ler silenciosamente palavras sublinhadas (sublinhado passivo) e também palavras sem sublinhado. Os resultados mostraram uma proporção maior de palavras reconhecidas previamente apresentadas com sublinhado, do que palavras sem sublinhado. Finalmente, na Experiência 3, os participantes realizaram o movimento de sublinhado (sem cor) sobre metade das palavras e apenas leram a outra metade das palavras. Os resultados mostraram mais uma vez que o simples ato de sublinhar, mesmo que sem cor, melhora a capacidade de reconhecimento. Os resultados das três experiências sugerem um efeito positivo do sublinhado na memória, contribuindo para o aumento do reconhecimento de palavras. Esse efeito pode ser explicado pela distinção associada ao sublinhado.pt_PT
dc.identifier.citationAlbuquerque, P. B., Ribeiro, A., Gomes, B., & Rodrigues, P. F. S. (2023, March 31 - April 01). The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]. 17º Encontro da APPE, Lisboa, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5045pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/5045
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSublinhadopt_PT
dc.subjectMemóriapt_PT
dc.subjectReconhecimentopt_PT
dc.subjectDistintividadept_PT
dc.titleThe role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]pt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.locationLisboa, Portugalpt_PT
degois.publication.title17º Encontro Nacional da APPEpt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameRodrigues
person.givenNamePedro F. S.
person.identifier.ciencia-idA619-A232-5DDC
person.identifier.orcid0000-0002-4155-0987
person.identifier.ridL-3459-2017
person.identifier.scopus-author-id56585404500
relation.isAuthorOfPublication124a51b7-65ee-492d-94e8-6aa833e83d36
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery124a51b7-65ee-492d-94e8-6aa833e83d36

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
Poster_Albuquerqueetal.2023.pdf
Tamanho:
522.86 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format