The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]
dc.contributor.author | Albuquerque, Pedro B. | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Andreia | |
dc.contributor.author | Gomes, Beatriz | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Pedro F. S. | |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T11:43:40Z | |
dc.date.available | 2023-08-31T11:43:40Z | |
dc.date.issued | 2023-03-01 | |
dc.description.abstract | O sublinhado é uma técnica amplamente utilizada pelos estudantes. A investigação sobre a utilidade do sublinhado tem sido escassa e com resultados inconsistentes. Recorrendo a três experiências, esta comunicação tem como objetivo explorar o papel do sublinhado na memória, nomeadamente a sua eficácia no reconhecimento de palavras. Na Experiência 1, baseada num desenho intra-sujeito tal como todas as outras, os participantes foram instruídos a ler em silêncio (grupo de controlo) e a ler em silêncio e sublinhar palavras (grupo experimental), realizando de seguida um teste de reconhecimento. Os resultados mostraram maior reconhecimento para palavras sublinhadas, do que para palavras lidas apenas em silêncio. Para perceber se a pista percetiva (sublinhado) sem o envolvimento motor do ato de sublinhar é suficiente para produzir vantagens na memória, foi realizada a Experiência 2. Os participantes foram instruídos a ler silenciosamente palavras sublinhadas (sublinhado passivo) e também palavras sem sublinhado. Os resultados mostraram uma proporção maior de palavras reconhecidas previamente apresentadas com sublinhado, do que palavras sem sublinhado. Finalmente, na Experiência 3, os participantes realizaram o movimento de sublinhado (sem cor) sobre metade das palavras e apenas leram a outra metade das palavras. Os resultados mostraram mais uma vez que o simples ato de sublinhar, mesmo que sem cor, melhora a capacidade de reconhecimento. Os resultados das três experiências sugerem um efeito positivo do sublinhado na memória, contribuindo para o aumento do reconhecimento de palavras. Esse efeito pode ser explicado pela distinção associada ao sublinhado. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Albuquerque, P. B., Ribeiro, A., Gomes, B., & Rodrigues, P. F. S. (2023, March 31 - April 01). The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]. 17º Encontro da APPE, Lisboa, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5045 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/5045 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Sublinhado | pt_PT |
dc.subject | Memória | pt_PT |
dc.subject | Reconhecimento | pt_PT |
dc.subject | Distintividade | pt_PT |
dc.title | The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation] | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.location | Lisboa, Portugal | pt_PT |
degois.publication.title | 17º Encontro Nacional da APPE | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | I2P - Instituto Portucalense de Psicologia | |
person.familyName | Rodrigues | |
person.givenName | Pedro F. S. | |
person.identifier.ciencia-id | A619-A232-5DDC | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4155-0987 | |
person.identifier.rid | L-3459-2017 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56585404500 | |
relation.isAuthorOfPublication | 124a51b7-65ee-492d-94e8-6aa833e83d36 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 124a51b7-65ee-492d-94e8-6aa833e83d36 |
Ficheiros
Principais
1 - 1 de 1
A carregar...
- Nome:
- Poster_Albuquerqueetal.2023.pdf
- Tamanho:
- 522.86 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format