The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]
Date
2023-03-01
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
English
Alternative Title
Abstract
O sublinhado é uma técnica amplamente utilizada pelos estudantes. A investigação sobre a
utilidade do sublinhado tem sido escassa e com resultados inconsistentes. Recorrendo a
três experiências, esta comunicação tem como objetivo explorar o papel do sublinhado na
memória, nomeadamente a sua eficácia no reconhecimento de palavras. Na Experiência 1,
baseada num desenho intra-sujeito tal como todas as outras, os participantes foram
instruídos a ler em silêncio (grupo de controlo) e a ler em silêncio e sublinhar palavras
(grupo experimental), realizando de seguida um teste de reconhecimento. Os resultados
mostraram maior reconhecimento para palavras sublinhadas, do que para palavras lidas
apenas em silêncio. Para perceber se a pista percetiva (sublinhado) sem o envolvimento
motor do ato de sublinhar é suficiente para produzir vantagens na memória, foi realizada a
Experiência 2. Os participantes foram instruídos a ler silenciosamente palavras sublinhadas
(sublinhado passivo) e também palavras sem sublinhado. Os resultados mostraram uma
proporção maior de palavras reconhecidas previamente apresentadas com sublinhado, do
que palavras sem sublinhado. Finalmente, na Experiência 3, os participantes realizaram o
movimento de sublinhado (sem cor) sobre metade das palavras e apenas leram a outra
metade das palavras. Os resultados mostraram mais uma vez que o simples ato de
sublinhar, mesmo que sem cor, melhora a capacidade de reconhecimento. Os resultados
das três experiências sugerem um efeito positivo do sublinhado na memória, contribuindo
para o aumento do reconhecimento de palavras. Esse efeito pode ser explicado pela
distinção associada ao sublinhado.
Keywords
Sublinhado, Memória, Reconhecimento, Distintividade
Document Type
conferenceObject
Publisher Version
Dataset
Citation
Albuquerque, P. B., Ribeiro, A., Gomes, B., & Rodrigues, P. F. S. (2023, March 31 - April 01). The role of underlining in the ability to recognize words [Poster presentation]. 17º Encontro da APPE, Lisboa, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5045
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access