Rodrigues, Pedro F. S.
Loading...
Email Address
Birth Date
Job Title
Last Name
Rodrigues
First Name
Pedro F. S.
Name
Pedro F. S. Rodrigues
Biography
Pedro F. S. Rodrigues é psicólogo clínico, com trabalho clínico em crianças, jovens-adultos e idosos. Doutorado em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde e Licenciado em Psicologia (graus atribuídos pela Universidade de Aveiro, Portugal). A sua investigação recorre sobretudo a procedimentos experimentais em diversos temas de investigação, como a relação indivíduo/ambiente, memória, atenção, distração, funções executivas e desenvolvimento cognitivo humano; tem também traduzido e validado instrumentos clínicos. Atualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense, Porto e Coordenador da Licenciatura em Psicologia da mesma Universidade.
Pedro F. S. Rodrigues is a clinical psychologist, with clinical work in children, young-adults and older adults. PhD in Psychology, Master in Clinical and Health Psychology and BSc in Psychology (degrees awarded by the University of Aveiro, Portugal). His research mainly use experimental procedures in several research issues, such as surrounding individual-environment relationship, memory, attention, distraction, executive functions and human cognitive development; He has also translated and validated clinical tools. He is currently Assistant Professor at the Department of Psychology and Education - Portucalense University, Oporto, and Coordinator of the Bachelor's Degree in Psychology.
Afiliação:
I2P - Instituto Portucalense de Psicologia.
DPE - Departamento de Psicologia e Educação .
Research Projects
Organizational Units
CINTESIS.UPT - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS.UPT), former I2P, is an R&D unit devoted to the study of cognition and behaviour in context. With an interdisciplinary focus, namely on Education, Translational and Applied Psychology
67 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 67
Publication Restricted Access Initial psychometric characterization for the Portuguese version of the Morningness-Eveningness-Stability-Savel improved (MESSi)2018 - Pandeirada, Josefa; Marinho, Patrícia; Randler, Christoph; Silva, Carlos F.; Rodrigues, Pedro F. S.; Vagos, PaulaThis work reports the initial psychometric characterization of the Morningness-EveningnessStability-Scale improved (MESSi) for Portuguese young-adults (N = 466). A confirmatory factor analysis confirmed a three-factor model (i.e. Morning Affect, Eveningness and Distinctness) in our data, as originally proposed. Furthermore, construct validity evidence in relation to external variables (i.e. morningness/eveningness and satisfaction with life), as well as adequate reliability (i.e. internal consistency and test-retest reliability), were found. Finally, sex-based invariance and between-sex differences were investigated for the three subscales, as were correlations with age. Results point to the suitability of the MESSi for multi-cultural research on relevant and multiple aspects of chronotype.Publication Open Access Tradução e adaptação cultural da Versão Reduzida do Inventário de Memória Prospetiva Metacognitiva [MPMI-S] para pessoas diagnosticadas com cancro em Portugal [poster presentation]2024-05-13 - Santos, Filipa; Oliveira, Ana Filipa; Caetano, Ana Paula; Rummel , Jan; Albuquerque, Pedro B.; Bártolo, Ana; Fernandes, Sara M.; Rodrigues, Pedro F. S.Sem resumo disponível.Publication Open Access Estarás atento(a) em qualquer momento do dia? Efeito de (as)sincronia em tarefas atencionais: um estudo com universitários2023-03-31 - Correia, Márcia; Rodrigues, Pedro F. S.; Fernandes, Sara M.O cronótipo refere-se às diferenças individuais nas variações circadianas, podendo definir-se em três tipos principais: o tipo matutino (o pico máximo de atividade do indivíduo decorre nas primeiras horas do dia); o tipo vespertino (o pico máximo de atividade ocorre ao final da tarde/noite); e o tipo intermédio (o pico de atividade decorre em horas intermédias do dia). O principal objetivo desta investigação foi analisar as diferenças no desempenho atencional de estudantes do ensino superior quando estes realizaram tarefas de atenção no período ótimo (sincronia) e no período não ótimo do dia (assincronia). A amostra foi constituída por estudantes da Universidade Portucalense. A investigação dividiu-se em duas fases: 1) Preenchimento do Questionário de Horne & Östberg 976; versão portuguesa: Silva et al., 200 que permitiu a classificação dos participantes nos 3 tipos de cronótipo; 2) Aplicação de tarefas atencionais ao grupo dos participantes matutinos e vespertinos (parte experimental do estudo): cada participante, de forma individual, realizou um conjunto de tarefas atencionais (e.g., tarefa de atenção dividida) no seu momento síncrono e no seu momento assíncrono. A ordem de manipulação dos momentos (sincronia vs. assíncrona) foi contrabalanceada entre participantes. Todos os participantes realizaram as mesmas tarefas nos dois momentos (síncrono e assíncrono) com um intervalo de cerca de 1 semana entre eles. Nesta comunicação são apresentados resultados preliminares desta investigação, discutidos à luz das teorias existentes.Publication Restricted Access Assessing circadian preferences in Portuguese adolescents: development and preliminary validation of a reduced Morningness–Eveningness Questionnaire2019-01 - Pandeirada, Josefa N. S.; Bem-Haja, Pedro; Marinho, Patrícia I.; Fernandes, Natália Lisandra; Ribeiro, Lígia; Silva, Carlos F.; Rodrigues, Pedro F. S.Our work aimed to provide a validated reduced form of the Morningness–Eveningness Questionnaire to Portuguese adolescents (ages: 12–14 years). Using the dataset from the initial validation study of the full questionnaire (19 items) to Portuguese adolescents, we derived a 10-item reduced form – aMEQ-R (Phase 1); this was the smallest set of items that allowed us to obtain acceptable internal consistency. This reduced version was then submitted to an independent validation study (Phase 2). Participants in this phase responded to our reduced 10-item version and, 3–4 weeks later, the same participants responded to the full Morningness–Eveningness Questionnaire. In both sessions we also assessed trait-anxiety, a variable that has been related to chronotype in order to obtain an additional measure of validation. Acceptable internal consistency was obtained in this dataset, such as Cronbach’s alpha = .717, as well as other indexes (e.g. classification agreement). Moreover, we confirmed that the aMEQ-R is sensitive to capture the usually reported relation between an eveningness tendency and higher trait-anxiety. In this preliminary study, we propose a suitable reduced instrument to assess chronotype in Portuguese adolescents.Publication Open Access Eficácia de intervenções digitais no ajustamento psicossocial de cuidadores familiares em oncologia pediátrica: Uma revisão sistemática [poster presentation]2024-05-13 - Santos, Marina; Silva, Isabel S.; Fernandes, Sara M.; Rodrigues, Pedro F. S.; Bártolo, AnaSem resumo disponível.Publication Open Access Uma abordagem compreensiva do funcionamento mnésico: implicações na Psicologia Forense2019 - Alho, Laura; Paulino, Mauro; Rodrigues, Pedro F. S.Existem determinadas medidas e cuidados que podem ser adotados no processo de questionamento, com o objetivo de minimizar falhas mnésicas. A primeira consideração a fazer é que é requerida formação multidisciplinar e específica dos profissionais que realizam as inquirições, devendo receber atualizações constantes no seu campo de atuação. Outro cuidado a ter é que a recolha da informação seja feita o mais brevemente possível, por forma a manter intactos os detalhes apreendidos (GORDON; FLEISHER, 2011). Concernente à obtenção de informação, é sugerida a adoção de técnicas da entrevista cognitiva melhorada que visam maximizar a qualidade e a quantidade das informações recolhidas, evitando a sugestionabilidade externa, quando comparada com as entrevistas tradicionais e com propensão a mais falhas (FISHER; BRENNAN; MCCAULEY, 2002). A entrevista cognitiva melhorada baseia-se em princípios estabelecidos nos domínios da memória e cognição, dinâmica interpessoal e comunicação humana, que ao serem aplicados num contexto de entrevista investigativa podem auxiliar na obtenção de informação mais completa e fidedigna por parte das testemunhas e vítimas de crime (MARQUES, 2018). Os profissionais devem ainda atender à idade da testemunha e o seu grau de vulnerabilidade, podendo ter estratégias como a gravação de informação para memória futura. E, por último, mas não menos importante, o entrevistador deve evitar o conhecido “viés de investigador” que confirmam as suas próprias teorias relativas ao autor do delito e às provas, devendo explorar hipóteses alternativas, de forma a obter outras informações relevantes sobre os factos (MAZZONI, 2010). A este propósito, existem guias de orientação desenvolvidos por vários países no sentido de recolher e preservar as evidências testemunhais, instruindo os investigadores a utilizarem perguntas abertas e, posteriormente, recorrerem a questões mais específicas, evitando o uso de perguntas sugestivas e tendo como base a entrevista cognitiva, referida previamente, com o objetivo primordial de reduzir a indução de informação falsa e preservar a informação verdadeira. Porque se afigura particularmente difícil diferenciar declarações verdadeiras de declarações resultantes da sugestionabilidade do entrevistador ou de outras pessoas do ambiente, é deveras importante que o entrevistador garanta que a entrevista está livre de perguntas influenciadoras (GORDON; FLEISHER, 2011).Publication Open Access Caracterização do perfil de consumo de álcool em contextos académicos de Aveiro2019-12 - Caetano, Ana Paula; Louceiro, Juliana; Baía, João; Rodrigues, Pedro F. S.O consumo de álcool faz parte do ritual de inte‑ gração da vida académica, sendo considerado um veículo de inclusão no grupo, estando também asso‑ ciado a comportamentos de risco, como condução sob o efeito de álcool e sexo desprotegido. O Projeto Giros surge neste âmbito com o objetivo de reduzir os riscos e minimizar os danos relacionados com o consumo excessivo de álcool nas festas e semanas académicas de Aveiro. Neste estudo, a equipa inquiriu nas semanas aca‑ démicas de 2016 a 2018, 661 estudantes universi‑ tários, com o objetivo de apurar as características sociodemográficas e o perfil de consumo de álcool dos seus frequentadores. Verificou-se que 69,10% dos inquiridos são do sexo masculino e apresentam uma média de idades de 20 anos. Quanto às carac‑ terísticas de consumo, constatámos que 37,30% dos inquiridos apresenta uma taxa de alcoolemia igual ou superior a 0,50g/l, reportando a ingestão de vários tipos de bebida e o consumo médio de 6 copos por noite. Não se verificam diferenças nas taxas espera‑ das e obtidas relativamente ao sexo e no consumo de álcool de acordo com a idade. O meio de transporte utilizado esteve dependente da taxa de alcoolemia, ou seja, quanto maior a taxa de alcoolemia maior a consciencialização na escolha do meio de transporte.Publication Open Access Eficácia de técnicas não invasivas [TMS e tDCS] no controlo da dor em doentes oncológicos: uma revisão sistemática [poster presentation]2024-05-13 - Peixoto, Joana; Bártolo, Ana; Rodrigues, Pedro F. S.; Fernandes, Sara M.Sem resumo disponível.Publication Open Access Efficacy and safety of TMS and tDCS in memory deficits Alzheimer's disease2024-06-01 - Mendes, Augusto J.; Rocha, Magda; Rodrigues, Pedro F. S.; Fernandes, Sara M.; Conde, Ana; Leite, JorgeTranscranial magnetic stimulation (TMS) and transcranial direct current stimulation (tDCS) are promising non-pharmacological therapeutic options for Alzheimer’s´ Disease (AD). The aim of this meta-analysis is to assess which intervention (i.e., TMS or tDCS) is more effective for memory losses in people with AD. As secondary outcome, safety will be addressed. [...]Publication Open Access Are subjective memory complaints (un)related to working memory performance? A study with Portuguese young- and older-adults2023-03 - Pereira, Bruno M.; Barbosa, Carolina Morais; Rodrigues, Pedro F. S.Introduction/Aims: Normative deficits in memory capacity are usually associated with subjective memory complaints, however, the relationship between the declines of objective memory and the subjective memory complaints is not clear. This cross-sectional study aimed to understand the relationship between subjective memory complains frequency (i.e., memory lapses) and objective memory decline both in young and older adults. Method: A sample of 60 Portuguese participants was composed through convenience sampling. The participants were divided in two groups regarding their age. The group of the young-adults was composed of 30 participants (19 males and 11 females), with ages ranging from 18 to 35 years (M = 24.33; SD = 4.42). The group of the older adults was composed of 30 participants (14 males and 16 females), with ages ranging from 65 to 86 years (M = 74.20; SD = 5.77). To data collection, a Sociodemographic Questionnaire, the Questionnaire of Memory Lapses, Montreal Cognitive Assessment and three verbal working memory tasks (digit span, sequence of letters and numbers, and arithmetic) were used. Results: As expected, the older adults reported more memory lapses and a worst performance in the working memory tasks in comparison with the adults’ group. Moreover, was found a negative correlation between general cognitive performance and the frequency of subjective memory complaints in the older adults. At the same time, no significant correlations were obtained between the subjective and objective cognitive assessments in the adults’ group. Conclusion: In light of the results of our study, we conclude that memory lapses may be related to working memory loosening and deficits. Furthermore, our results sustain this conclusion with evidence that fewer memory lapses are present when there is a better cognitive performance. These findings lead us to conclude that, memory lapses can constitute an important indicator of memory loosening, associated with aging or the onset of dementia.