"Atelier do Saber": Efeitos na cognição, qualidade de vida e bem-estar de uma intervenção em idosos institucionalizados

dc.contributor.advisorMiguel, Isabel, orientador científico
dc.contributor.authorValente, Nádia Alexandra Silva
dc.date.accessioned2016-06-20T10:42:15Z
dc.date.available2016-06-20T10:42:15Z
dc.date.issued2016-04-01
dc.date.submitted2016-02
dc.description.abstractTendo em conta o acentuado crescimento demográfico e, consequente envelhecimento da população Portuguesa, a presente dissertação tem como intuito fundamental verificar os efeitos de um programa estimulação cognitiva (EC) na cognição, qualidade de vida e bem-estar psicológico de idosos institucionalizados. A amostra é constituída por 19 idosos em estrutura residencial para idosos (ERPI) ou Centro de Dia (CD), dos quais 9 pertencem ao grupo de intervenção (GI), e os restantes 10 ao grupo de controlo (GC). As idades estão compreendidas entre os 65 e 90 anos. A recolha dos dados foi realizada em dois momentos (pré intervenção e pós intervenção), através do Mini Mental State Examination (MMSE; Folstein, Folstein, & McHugh, 1975), Montreal Cognitive Assessment (MoCA; Simões, Freitas, Santana, Firmino, Martins, Nasreddine, & Vilar, 2008, versão Portuguesa), Inventário de Avaliação da Qualidade de Vida em Adultos Idosos da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-OLD; Vilar, Sousa, & Simões, 2015, versão Portuguesa), Instrumento de Avaliação da Qualidade da OMS (WHOQOL-BREF; Canavarro, Serra, Simões, Pereira, Gameiro, Quartilho, Carona, & Paredes, 2016, versão Portuguesa), Escala de Satisfação com a vida (SWLS; Diener, Emmons, Larsen, & Griffins, 1985) e Positive and Negative Affect Schedule (PANAS; Watson,Clark, & Tellegen, 1988; validação Portuguesa por Galinha, & Ribeiro,2005). Os resultados obtidos demonstram melhorias no que respeita às provas cognitivas e manifestam, igualmente, alguns ganhos na qualidade de vida destes idosos. Quanto ao bem-estar psicológico, os resultados não permitem afirmar que o programa de estimulação cognitiva implementado tenha tido efeitos significativos.pt_PT
dc.description.abstractGiven the high population growth and the aging of the Portuguese population, the present dissertation has as the fundamental objective to verify the effects of a cognitive stimulation program (CS) on cognition, quality of life and psychological well-being of institutionalized elderly. The sample is constituted of 19 elderly people in residential structures for the elderly (ERPI) or Day Center (DC), of which 9 belong to the intervention group (IG), and the remaining 10 to the control group (CG). Ages are between 65 and 90 years. The data collection was performed in two stages (pre intervention and post-intervention) by means of the Mini Mental State Examination (MMSE; Folstein, Folstein, & McHugh, 1975), Montreal Cognitive Assessment (MoCA; Simões, Freitas, Santana, Firmino, Martins, Nasreddine, & Vilar, 2008, English version), Inventory Assessment of Quality of Life in Older Adults of the World Health Organization (WHOQOL-OLD; Vilar, Sousa, & Simões, 2015, Portuguese version), WHO Quality Assessment Tool (WHOQOL-BREF; Serra, Canavarro, Simões Pereira, Gameiro, Pint, Carona, & Walls, 2016, Portuguese version), Satisfaction with Life Scale (SWLS; Diener, Emmons, Larsen, & Griffins, 1985) and Positive and Negative Affect Schedule (PANAS; Watson, Clark, & Tellegen, 1988; Portuguese validation by Chicken, & Ribeiro, 2005) The obtained results demonstrate improvements regarding cognitive tests and exhibit also some gains in the quality of life of the elderly. As for the psychological well-being, the results do not allow the affirmation that the implemented cognitive stimulation program has had significant effects.pt_PT
dc.identifier.citationValente, N. A. S. (2016). "Atelier do Saber": Efeitos na cognição, qualidade de vida e bem-estar de uma intervenção em idosos institucionalizados. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1557pt_PT
dc.identifier.tid201324369
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1557
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEstimulação cognitivapt_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.subjectBem-estar psicológicopt_PT
dc.subjectIdosospt_PT
dc.subjectInstitucionalizaçãopt_PT
dc.subjectCognitive stimulationpt_PT
dc.subjectQuality of lifept_PT
dc.subjectPsychological well-beingpt_PT
dc.subjectElderlypt_PT
dc.subjectInstitutionalizedpt_PT
dc.subject.fosPsychologypt_PT
dc.title"Atelier do Saber": Efeitos na cognição, qualidade de vida e bem-estar de uma intervenção em idosos institucionalizadospt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT
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