O Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa da Universidade de Aveiro: da sua caracterização à ilustração de estudos realizados sobre avaliação do impacte de cursos de Mestrado no desenvolvimento profissional de professores de ciências.

dc.contributor.authorCosta, Nilza
dc.contributor.authorSimões, Ana Raquel
dc.contributor.authorMarques, Bárbara
dc.contributor.authorPinho, Carla
dc.contributor.authorOliveira, Cristina
dc.contributor.authorCruz, Eliane
dc.contributor.authorMartins, Idalina
dc.contributor.authorHuet, Isabel
dc.contributor.authorPombo, Lúcia
dc.contributor.authorOliveira, Paulo
dc.contributor.authorLeal, Rita
dc.contributor.authorCarrasquinho, Susana
dc.contributor.authorFreitas, Susana
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.date.accessioned2015-01-14T16:41:58Z
dc.date.available2015-01-14T16:41:58Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractEste artigo tem uma dupla finalidade. Por um lado, dar a conhecer o trabalho que tem sido realizado no Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (Laqe) da Universidade de Aveiro (Portugal) do ponto de vista (a) do seu enquadramento institucional, (b) dos seus principais objectivos, (c) dos referenciais teóricos que sustentam, transversalmente, os estudos aí realizados, (d) das suas áreas de investigação prioritárias e projectos e (e) da sua organização. Por outro lado, ilustrar uma das suas áreas de investigação, área essa que se tem debruçado sobre a temática da Avaliação do Impacte dos Cursos de Mestrado no Desenvolvimento Profissional dos Professores de Ciências. Sobre esta área serão apresentados (a) os principais objectivos dos estudos realizados, (b) o seu referencial teórico específico, (c) as abordagens metodológicas seguidas, (d) os principais resultados e (e) as implicações emergentes dos estudos para as práticas, neste caso, práticas de formação pós-graduada nas Instituições de Ensino Superior. O papel desempenhado pelo recurso a abordagens avaliativas dos fenómenos educativos tendo em vista a promoção da sua qualidade é recursivamente considerado ao longo do artigo.pt
dc.description.abstractThis paper has two main aims. The first is to disseminate the work which has been carried out in the Educational Quality Assessment Laboratory (Laqe) of the University of Aveiro (Portugal) in terms of its (a) institutional context, (b) main aims, (c) transversal theoretical frameworks of the studied in development, (d) main research areas and projects (e) organization. Secondly the paper attempts to illustrate one of the research areas of Laqe and which has been focused on the Impact Evaluation of Master Courses into Science Teachers Professional Development. With this respect we present (a) the main aims of the studies carried out, (b) their specific theoretical framework, (c) the methodological approaches used, (d) main results and (e) implications for practices of pos-graduation formation in Higher Education. The role played by assessment approaches to educational phenomena in order to improve their quality is discussed through the all paper.pt
dc.identifier.citationCosta, N. et al. (2008). O Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa da Universidade de Aveiro: da sua caracterização à ilustração de estudos realizados sobre avaliação do impacte de cursos de Mestrado no desenvolvimento profissional de professores de ciências. In M. Alves, E. Machado, J. Fernandes, S. Correia (Org.), Atas do seminário de Avaliação: contributos da investigação para as práticas quotidianas de desenvolvimento curricular das escolas (pp. 325-343). Braga: CIEd, Universidade do Minho.pt
dc.identifier.isbn978-972-8746-60-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/989
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade do Minhopt
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectQualidadept
dc.subjectImpactept
dc.subjectFormação Pós-Graduada (Mestrados)pt
dc.subjectEnsino Superiorpt
dc.subjectEvaluationpt
dc.subjectQualitypt
dc.subjectImpactpt
dc.subjectMaster of Artspt
dc.subjectHigher Educationpt
dc.titleO Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa da Universidade de Aveiro: da sua caracterização à ilustração de estudos realizados sobre avaliação do impacte de cursos de Mestrado no desenvolvimento profissional de professores de ciências.pt
dc.typeconferenceObjectpt
dspace.entity.typePublicationen
person.familyNameAbelha
person.givenNameMarta
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.ridH-1160-2016
person.identifier.scopus-author-id35772219700
relation.isAuthorOfPublicationb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2008_NilzaCosta_et_al.pdf
Size:
147.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format