Efeitos das ferramentas de eLearning na aprendizagem dos estudantes da área da saúde (no Ensino Superior).

dc.contributor.authorJesus, Ruipt_PT
dc.date.accessioned2011-03-25T12:46:52Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-16T13:07:38Z
dc.date.available2011-03-25T12:46:52Zpt_PT
dc.date.available2013-08-16T13:07:38Z
dc.date.issued2009pt_PT
dc.description.abstractO objectivo desta tese consiste em identificar os efeitos das ferramentas de eLearning na aprendizagem dos estudantes da área da saúde (no ensino superior). Para tal, um conjunto desse tipo de estudantes foi exposto a várias ferramentas de eLearning (agrupados em screencasts das aulas e recursos/actividades presentes numa plataforma Moodle), a par com alguns modelos de ensino presenciais, para medir e comparar a percepção de eficácia e de preferência atribuída a cada uma dessas estratégias de aprendizagem (presenciais e à distância). Através de um estudo de investigação-acção, essas estratégias foram utilizadas numa disciplina leccionada em regime de blended learning, num instituto politécnico privado, no ano lectivo 2007/08. Essa disciplina tinha como principal objectivo formar os estudantes para conduzirem projectos de investigação nos seus domínios de actuação. Os dados foram recolhidos através de um questionário respondido pelos estudantes e complementados pelas suas classificações à disciplina, além da análise dos registos: de acesso ao Moodle e de assiduidade às aulas. Para analisar esses dados foram utilizados diferentes tipos de análises estatísticas, como sejam a análise descritiva – univariada e bivariada – e a análise de clusters. Os resultados identificaram vários efeitos das ferramentas de eLearning sobre a aprendizagem dos estudantes, com destaque para a melhoria das suas classificações. Mostraram também que os screencasts das aulas foram, destacadamente, tanto a ferramenta de eLearning mais eficaz, como a preferida para a aprendizagem destes estudantes. No entanto, as preferências dos estudantes estão relacionadas com os seus perfis de desempenho escolar. The aim of this thesis is to identify the effects of eLearning tools in the learning experience of undergraduate health students. In order to do so, a set of this type of students was exposed to some eLearning tools (grouped into screencasts and Moodle’s resources/activities), and to some face-to-face models of teaching. The idea was to measure and compare the perceptions of effectiveness and of preference attributed to each and every one of these learning strategies (both face-to-face and of distance education). Those strategies were used in a blended learning course on conducting research projects. The thesis was based on an action research study conducted in a Portuguese private polytechnic school, with students which initiated their first year of higher education in 2007/2008. The data collection methods included a questionnaire answered by the students, their grades during the experiment and the Moodle’s log file analysis, as well as attendance to classes. To analyze these data different types of statistical analyses had been used, such as descriptive statistics–univariate and bivariate–and clusters analysis. The findings revealed several effects of eLearning tools in the learning experience of the students; the most relevant was their grades’ improvement. They also showed that screencasts were considered, by far, both the most effective tool and the preferred one, for the learning of these students. However, the findings suggested that the students’ preferences are related with their academic performance profiles.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof.º Doutor Fernando Joaquim Lopes Moreira.pt_PT
dc.identifier.citationJesus, R.A.F. (2009). Efeitos das ferramentas de eLearning na aprendizagem dos estudantes da área da saúde (no Ensino Superior). (Tese de doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal.Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/582pt_PT
dc.identifier.otherCota: TDE 6pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/582
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectFerramentas de eLearningpt_PT
dc.subjectBlended learningpt_PT
dc.subjectMoodlept_PT
dc.subjectScreencastspt_PT
dc.subjectEstudantes do ensino superior de saúdept_PT
dc.titleEfeitos das ferramentas de eLearning na aprendizagem dos estudantes da área da saúde (no Ensino Superior).pt_PT
dc.typedoctoral thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TDE 6.pdf
Size:
3.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format