Reflexões sobre a integração dos ODS numa unidade curricular na área do Direito: Oportunidades e desafios de uma experiência com estudantes
dc.contributor.author | Alves, Dora Resende | |
dc.contributor.author | Fernandes, Sandra | |
dc.date.accessioned | 2024-06-14T16:09:29Z | |
dc.date.available | 2024-06-14T16:09:29Z | |
dc.date.issued | 2024-05-01 | |
dc.description.abstract | Comprometida com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Universidade Portucalense (UPT) promoveu, através do seu Gabinete de Inovação Pedagógica (GIP), ações de capacitação dos docentes para a integração dos ODS na planificação curricular e pedagógica das suas unidades curriculares (UC). Esta medida resultou na revisão das Fichas das Unidades Curriculares por parte dos docentes dos vários ciclos de estudos que integram a oferta formativa da instituição. O estudo de caso apresentado neste artigo procura ilustrar o modo como essa integração dos ODS foi realizada no caso específico de uma unidade curricular na área do Direito. Tratou-se da readaptação de um dos elementos de avaliação da UC, neste caso um trabalho de grupo, que foi intencionalmente repensado de forma que os estudantes tivessem que explorar e discutir o contributo da UC e dos conteúdos programáticos para o cumprimento dos ODS. Os resultados preliminares da experiência revelam um balanço positivo da mobilização dos ODS nos trabalhos de grupo realizados pelos estudantes, apresentando uma perspetiva crítica sobre os mesmos. | |
dc.identifier.citation | Alves, D. R., & Fernandes, S. (2024). Reflexões sobre a integração dos ODS numa unidade curricular na área do Direito: Oportunidades e desafios de uma experiência com estudantes. In E. Esteves, D. Estêvão, J. Monteiro, & M. Correia (Coords.), Livro de Atas: 9.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Faro, Portugal, 6-7 julho 2023, (pp. 93-99). https://doi.org/10.34623/kf51-wf33. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/5679 | |
dc.identifier.isbn | 978-989-9127-67-8 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11328/5679 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade do Algarve | |
dc.relation.hasversion | https://doi.org/10.34623/kf51-wf33 | |
dc.rights | open access | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | ODS | |
dc.subject | Universidade Portucalense | |
dc.subject | Tribunal de Justiça da União Europeia | |
dc.subject.fos | Ciências Sociais - Direito | |
dc.subject.fos | Ciências Sociais - Ciências da Educação | |
dc.title | Reflexões sobre a integração dos ODS numa unidade curricular na área do Direito: Oportunidades e desafios de uma experiência com estudantes | |
dc.type | conference paper | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferenceDate | 2023-07-06 | |
oaire.citation.conferencePlace | Faro, Portugal | |
oaire.citation.endPage | 99 | |
oaire.citation.startPage | 93 | |
oaire.citation.title | Livro de Atas: 9.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | |
person.affiliation.name | I2P - Instituto Portucalense de Psicologia | |
person.familyName | Alves | |
person.familyName | Fernandes | |
person.givenName | Dora Resende | |
person.givenName | Sandra | |
person.identifier.ciencia-id | CA1A-FE14-5CC1 | |
person.identifier.ciencia-id | D617-2C98-5011 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4720-1400 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4712-4249 | |
person.identifier.rid | F-1556-2013 | |
person.identifier.rid | Q-2679-2019 | |
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