Tipologias dos problemas: Revisão histórica
dc.contributor.author | Quintela, Bárbara | |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Cristina | |
dc.contributor.author | Ponte, Filomena Ermida da | |
dc.contributor.author | Costa-Lobo, Cristina | |
dc.date.accessioned | 2019-01-10T14:17:30Z | |
dc.date.available | 2019-01-10T14:17:30Z | |
dc.date.issued | 2017-10 | |
dc.description.abstract | Os problemas têm sido definidos de acordo com seu contexto, num determinado ambiente e lugar. No contexto da aprendizagem é relevante garantir que o problema seja desafiador e apropriado ao nível cognitivo do estudante, a fim de traçar o curso da descoberta da solução e promover desenvolvimento. Este artigo apresenta uma revisão de tipologias de problemas, expondo a caracterização dos diferentes géneros de problemas sinalizados pela literatura psicopedagógica. Esta revisão histórica contempla a sistematização de mais de duas dezenas de tipologias de problemas. São analisadas criticamente as diferentes implicações psicopedagógicas das tipologias de problemas apresentadas | pt_PT |
dc.identifier.citation | Quintela, B., Almeida, A. C., Ponte, F. E., & Costa-Lobo, C. (2017). Tipologias dos problemas: Revisão histórica. In J. R. Casanova, J. A. Pontes-Jr, & L. S. Almeida (eds.), Atas do V Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 14-15 de set.2017 (pp. 157-167). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2524 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-54-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/2524 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação (CIEd) | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Tipologias de problemas | pt_PT |
dc.subject | Literatura psicopedagógica | pt_PT |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Implicações psicopedagógicas | pt_PT |
dc.title | Tipologias dos problemas: Revisão histórica | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 157 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 167 | pt_PT |
degois.publication.location | Universidade do Minho, Braga, Portugal | pt_PT |
degois.publication.title | V Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem E Desempenho” | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1