Tipologias dos problemas: Revisão histórica

dc.contributor.authorQuintela, Bárbara
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Cristina
dc.contributor.authorPonte, Filomena Ermida da
dc.contributor.authorCosta-Lobo, Cristina
dc.date.accessioned2019-01-10T14:17:30Z
dc.date.available2019-01-10T14:17:30Z
dc.date.issued2017-10
dc.description.abstractOs problemas têm sido definidos de acordo com seu contexto, num determinado ambiente e lugar. No contexto da aprendizagem é relevante garantir que o problema seja desafiador e apropriado ao nível cognitivo do estudante, a fim de traçar o curso da descoberta da solução e promover desenvolvimento. Este artigo apresenta uma revisão de tipologias de problemas, expondo a caracterização dos diferentes géneros de problemas sinalizados pela literatura psicopedagógica. Esta revisão histórica contempla a sistematização de mais de duas dezenas de tipologias de problemas. São analisadas criticamente as diferentes implicações psicopedagógicas das tipologias de problemas apresentadaspt_PT
dc.identifier.citationQuintela, B., Almeida, A. C., Ponte, F. E., & Costa-Lobo, C. (2017). Tipologias dos problemas: Revisão histórica. In J. R. Casanova, J. A. Pontes-Jr, & L. S. Almeida (eds.), Atas do V Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 14-15 de set.2017 (pp. 157-167). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2524pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-54-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2524
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação (CIEd)pt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTipologias de problemaspt_PT
dc.subjectLiteratura psicopedagógicapt_PT
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectImplicações psicopedagógicaspt_PT
dc.titleTipologias dos problemas: Revisão históricapt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage157pt_PT
degois.publication.lastPage167pt_PT
degois.publication.locationUniversidade do Minho, Braga, Portugalpt_PT
degois.publication.titleV Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem E Desempenho”pt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
V GICAD_Quintela 14.pdf
Size:
353.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format