O ensino da História e Geografia: da iniciação à reflexão
dc.contributor.advisor | Martins, Bruno, orientador científico | |
dc.contributor.advisor | Abelha, Marta | |
dc.contributor.advisor | Freitas, Isabel Vaz de | |
dc.contributor.author | Oliveira, Luis Miguel Faria de | |
dc.date.accessioned | 2014-08-08T16:17:20Z | |
dc.date.available | 2014-08-08T16:17:20Z | |
dc.date.issued | 2014-08-08 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio de Prática Pedagógica no Ensino da História e da Geografia tem como objetivo dar a conhecer a todos os leitores a nossa intervenção educativa, mais concretamente a acção como professor estagiário em duas turmas do Colégio da Trofa, uma do 9º ano e outra do 11º ano de escolaridade durante o ano lectivo de 2012/2013. Tendo em conta essa intervenção, outro dos objetivos deste relatório é reconhecer a importância da reflexão, pois o professor que pensa e questiona permanentemente sobre as suas práticas está mais aberto à inovação e mais propenso a melhorar os seus saberes e metodologias/estratégias. De salientar ainda que o presente trabalho, sob a forma de relatório da Prática Pedagógica, é essencialmente uma súmula das atividades inerentes à nossa prática pedagógica no Ensino da História e Geografia. Durante o mesmo serão explanadas todas as atividades desenvolvidas. Paralelamente, e enquanto documento reflexivo, este relatório procura contribuir para uma consciencialização face aos futuros desafios com que nos depararemos enquanto professores de História e/ou Geografia. No que diz respeito ao desenvolvimento dos alunos, percebemos a importância na selecção das metodologias e estratégias corretas que irão potenciar o aumento da motivação, participação, auto descoberta e consequente conhecimento dos alunos. As conclusões apoiam-se num conjunto de dados de observação e de inferências resultantes do decorrer da prática pedagógica. Fez se também um estudo sobre as metodologias aplicadas pelos professores de História e Geografia, em sala de aula. | pt |
dc.identifier.citation | Oliveira, L. M. F. (2014). O ensino da História e Geografia: Da iniciação à reflexão. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/882. | |
dc.identifier.tid | 201485567 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/882 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | open access | pt |
dc.subject | Prática pedagógica | pt |
dc.subject | Reflexão | pt |
dc.subject | Docente estagiário | pt |
dc.subject | Aluno | pt |
dc.subject | TMEHG | |
dc.title | O ensino da História e Geografia: da iniciação à reflexão | pt |
dc.type | master thesis | pt |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | CIAUD-UPT - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design | |
person.familyName | Abelha | |
person.familyName | Freitas | |
person.givenName | Marta | |
person.givenName | Isabel Vaz de | |
person.identifier.ciencia-id | 9D1F-94B0-794A | |
person.identifier.ciencia-id | 4C1C-C5D6-1369 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7105-3722 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1277-3700 | |
person.identifier.rid | H-1160-2016 | |
person.identifier.rid | A-5618-2018 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35772219700 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57196085671 | |
relation.isAdvisorOfPublication | b796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff | |
relation.isAdvisorOfPublication | 3fc30f35-17bf-4d2a-8356-343b22f242b4 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | b796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário |
Ficheiros
Principais
1 - 1 de 1