O ensino da História e Geografia: da iniciação à reflexão

dc.contributor.advisorMartins, Bruno, orientador científico
dc.contributor.advisorAbelha, Marta
dc.contributor.advisorFreitas, Isabel Vaz de
dc.contributor.authorOliveira, Luis Miguel Faria de
dc.date.accessioned2014-08-08T16:17:20Z
dc.date.available2014-08-08T16:17:20Z
dc.date.issued2014-08-08
dc.description.abstractO presente relatório de estágio de Prática Pedagógica no Ensino da História e da Geografia tem como objetivo dar a conhecer a todos os leitores a nossa intervenção educativa, mais concretamente a acção como professor estagiário em duas turmas do Colégio da Trofa, uma do 9º ano e outra do 11º ano de escolaridade durante o ano lectivo de 2012/2013. Tendo em conta essa intervenção, outro dos objetivos deste relatório é reconhecer a importância da reflexão, pois o professor que pensa e questiona permanentemente sobre as suas práticas está mais aberto à inovação e mais propenso a melhorar os seus saberes e metodologias/estratégias. De salientar ainda que o presente trabalho, sob a forma de relatório da Prática Pedagógica, é essencialmente uma súmula das atividades inerentes à nossa prática pedagógica no Ensino da História e Geografia. Durante o mesmo serão explanadas todas as atividades desenvolvidas. Paralelamente, e enquanto documento reflexivo, este relatório procura contribuir para uma consciencialização face aos futuros desafios com que nos depararemos enquanto professores de História e/ou Geografia. No que diz respeito ao desenvolvimento dos alunos, percebemos a importância na selecção das metodologias e estratégias corretas que irão potenciar o aumento da motivação, participação, auto descoberta e consequente conhecimento dos alunos. As conclusões apoiam-se num conjunto de dados de observação e de inferências resultantes do decorrer da prática pedagógica. Fez se também um estudo sobre as metodologias aplicadas pelos professores de História e Geografia, em sala de aula.pt
dc.identifier.citationOliveira, L. M. F. (2014). O ensino da História e Geografia: Da iniciação à reflexão. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/882.
dc.identifier.tid201485567
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/882
dc.language.isoporpt
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectPrática pedagógicapt
dc.subjectReflexãopt
dc.subjectDocente estagiáriopt
dc.subjectAlunopt
dc.subjectTMEHG
dc.titleO ensino da História e Geografia: da iniciação à reflexãopt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameCIAUD-UPT - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design
person.familyNameAbelha
person.familyNameFreitas
person.givenNameMarta
person.givenNameIsabel Vaz de
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.ciencia-id4C1C-C5D6-1369
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.orcid0000-0002-1277-3700
person.identifier.ridH-1160-2016
person.identifier.ridA-5618-2018
person.identifier.scopus-author-id35772219700
person.identifier.scopus-author-id57196085671
relation.isAdvisorOfPublicationb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
relation.isAdvisorOfPublication3fc30f35-17bf-4d2a-8356-343b22f242b4
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TMEHG 19.pdf
Tamanho:
12.38 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format