Melhoria do processo de faturação antecipada

dc.contributor.advisorMaldonado, Isabel, orientador científico
dc.contributor.authorCarvalho, Mariana Tavares
dc.date.accessioned2022-12-27T10:44:02Z
dc.date.available2022-12-27T10:44:02Z
dc.date.issued2022-12-16
dc.description.abstractA melhoria de processos é cada vez mais o ponto de foco das empresas, de forma a conseguir fazer frente à elevada competitividade que existe no mercado atual. A melhoria contínua dos processos tornou-se uma ferramenta imprescindível para certas empresas, como permite tornar os processos ainda mais eficazes e eficientes. O presente relatório de estágio foi realizado no departamento de Supply Chain da Colep Packaging S.A., uma empresa que pertence ao setor industrial, localizada no distrito de Aveiro, em Vale de Cambra. O estágio desenvolvido teve como principal objetivo melhorar o processo de faturação antecipada de produto acabado e de folha litografada de forma a torná-lo mais ágil. Primeiro, foi realizado o mapeamento do processo de faturação antecipada de produto acabado, do débito e do crédito da folha litografada, onde foram identificados alguns pontos críticos. Com o objetivo de melhorar os processos e reduzir os pontos críticos identificados, foram sugeridas e posteriormente implementadas diversas melhorias, tais como: criação de um relatório em SAP que faz a análise automaticamente dos materiais com os respetivos preços; criação de uma tabela com os respetivos preços para colocar em SAP e associar de forma automática os preços dos materiais; elaboração de um relatório para envio a consultores externos por questões de IVA; passagem da tarefa do bloqueio de estoque para a equipa do armazém; reengenharia do processo atual com ajuda da ferramenta work-flow; criação de uma transação que permite calcular os preços; reunião de sensibilização com a equipa do armazém e criação de um ficheiro Excel para facilitar o bloqueio do estoque especial; criação de um e-mail de alerta quando a folha é bloqueada do estoque especial e criação de uma melhoria de trabalho que evita utilizar só parte do lote para produção de latas. Com as propostas de melhoria implementadas constatou-se que o processo se tornou mais ágil e menos burocrático. A equipa do Customer Service dispensava imenso tempo em certas tarefas do processo, o que foi reduzido através das melhorias implementadas. O processo tornou-se também relativamente mais seguro através do controle que agora é possível fazer graças à aplicação work-flow e às instruções de trabalho implementadas.pt_PT
dc.description.abstractThe improvement of processes is beginning to become the focal point of companies in order to be able to face the high competitiveness that exists in the current market. The continuous improvement of processes has become an indispensable tool for certain companies, as it allows to make processes even more effective and efficient. This internship report was carried out in the Supply Chain department of Colep Packaging S.A., a company that belongs to the industrial sector, located in the district Aveiro, in Vale de Cambra. The main objective of the internship was to improve the process of Anticipated Invoice of finished product and lithographed sheet in order to make it more agile. First, the process of Anticipated Invoice of finished products, debit and credit of the lithographed sheet got mapped, where some critical points were identified. In order to improve processes and reduce the identified critical points, several improvements were suggested and subsequently implemented, such as: creating an SAP report that automatically analyzes the materials and their prices; creating a table with prices of the materials to put in SAP and automatically associate them; preparation of a report for sending to external consultants for VAT issues; passage of the task of blocking stock to the warehouse team; reengineering of the current process with the help of the work-flow tool; creation of a transaction that allows the calculation of prices; awareness meeting with the warehouse team and creation of an Excel file to facilitate blocking of special stock; creating an alert email when the sheet is locked from special stock and creating a work improvement that avoids using only part of the batch for can production. With the improvement proposals implemented it was found that the process became more agile and less bureaucratic. The Customer Service team dispended a lot of time on certain process tasks, which was reduced through the improvements implemented. The process has also become relatively safer through the control that is now possible to do thanks to the work-flow application and the implemented work instruction.pt_PT
dc.identifier.citationCarvalho, M. T. (2022). Melhoria do processo de faturação antecipada [Dissertação de Mestrado em Gestão, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4591pt_PT
dc.identifier.tid203134680
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/4591
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMelhoria dos processospt_PT
dc.subjectFaturação antecipadapt_PT
dc.subject.fosGestãopt_PT
dc.titleMelhoria do processo de faturação antecipadapt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
exemplar_2355.pdf
Tamanho:
2.22 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format