Histórias de vida e compreensão empática: Uma pesquisa qualitativa sobre estimulação da competência narrativa em estudantes da saúde.
dc.contributor.author | Oliveira, Cláudia | |
dc.contributor.author | Junqueira, V. | |
dc.contributor.author | Uchôa-Figueiredo, L. | |
dc.contributor.author | Jesus, Paulo Renato | |
dc.date.accessioned | 2016-11-07T11:20:08Z | |
dc.date.available | 2016-11-07T11:20:08Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Este artigo objetiva compreender os efeitos da atividade de escuta, na formação de profissionais em saúde. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a dezoito estudantes da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Resultados apontam que a escuta sensível afetou os estudantes qualitativamente em relação à subjetividade e à prática profissional futura. Houve, também, valorização da oferta de atendimento humanizado, além da quebra de preconceitos e paradigmas; criação de vínculo terapêutico; superação de diferenças e compreensão de si, a partir da história de vida do outro. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Oliveira, C., Jesus, P., Junqueira, V., & Uchôa-Figueiredo, L. (2016). Histórias de vida e compreensão empática: Uma pesquisa qualitativa sobre estimulação da competência narrativa em estudantes da saúde. Ciência & Educação, 22(4), 1-18. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040009 | pt_PT |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040009 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/1638 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Histórias de vida | pt_PT |
dc.subject | Empatia | pt_PT |
dc.subject | Psicologia Narrativa | pt_PT |
dc.subject | Ensino em Saúde | pt_PT |
dc.title | Histórias de vida e compreensão empática: Uma pesquisa qualitativa sobre estimulação da competência narrativa em estudantes da saúde. | pt_PT |
dc.type | journal article | pt_PT |
degois.publication.title | Ciência & Educação | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | I2P - Instituto Portucalense de Psicologia | |
person.familyName | Jesus | |
person.givenName | Paulo Renato | |
person.identifier.ciencia-id | 341A-6BE0-202D | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8707-1877 | |
person.identifier.rid | C-4078-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35362004900 | |
relation.isAuthorOfPublication | 17f1402c-cf58-4fa9-a799-0bb5a16e2a34 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 17f1402c-cf58-4fa9-a799-0bb5a16e2a34 |
Ficheiros
Principais
1 - 1 de 1
A carregar...
- Nome:
- Claudia Oliveira & P Jesus_Empatia Saude.pdf
- Tamanho:
- 306.35 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format