Histórias de vida e compreensão empática: Uma pesquisa qualitativa sobre estimulação da competência narrativa em estudantes da saúde.
Date
2016
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
Este artigo objetiva compreender os efeitos da atividade de escuta, na formação de profissionais em saúde. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a dezoito estudantes da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Resultados apontam que a escuta sensível afetou os estudantes qualitativamente em relação à subjetividade e à prática profissional futura. Houve, também, valorização da oferta de atendimento humanizado, além da quebra de preconceitos e paradigmas; criação de vínculo terapêutico; superação de diferenças e compreensão de si, a partir da história de vida do outro.
Keywords
Histórias de vida, Empatia, Psicologia Narrativa, Ensino em Saúde
Document Type
Journal article
Publisher Version
Dataset
Citation
Oliveira, C., Jesus, P., Junqueira, V., & Uchôa-Figueiredo, L. (2016). Histórias de vida e compreensão empática: Uma pesquisa qualitativa sobre estimulação da competência narrativa em estudantes da saúde. Ciência & Educação, 22(4), 1-18. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040009
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access