Histórias de vida e compreensão empática: Uma pesquisa qualitativa sobre estimulação da competência narrativa em estudantes da saúde.

Date

2016

Embargo

Advisor

Coadvisor

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Language
Portuguese

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Alternative Title

Abstract

Este artigo objetiva compreender os efeitos da atividade de escuta, na formação de profissionais em saúde. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a dezoito estudantes da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Resultados apontam que a escuta sensível afetou os estudantes qualitativamente em relação à subjetividade e à prática profissional futura. Houve, também, valorização da oferta de atendimento humanizado, além da quebra de preconceitos e paradigmas; criação de vínculo terapêutico; superação de diferenças e compreensão de si, a partir da história de vida do outro.

Keywords

Histórias de vida, Empatia, Psicologia Narrativa, Ensino em Saúde

Document Type

Journal article

Dataset

Citation

Oliveira, C., Jesus, P., Junqueira, V., & Uchôa-Figueiredo, L. (2016). Histórias de vida e compreensão empática: Uma pesquisa qualitativa sobre estimulação da competência narrativa em estudantes da saúde. Ciência & Educação, 22(4), 1-18. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040009

TID

Designation

Access Type

Open Access

Sponsorship

Description