A importância da arte na educação: Um exemplo da implementação do Plano Nacional das Artes

dc.contributor.advisorNascimento, Maria Augusta, coorientador
dc.contributor.advisorFormosinho, Maria das Dores
dc.contributor.authorOliveira, Cecília Maria Dias
dc.date.accessioned2021-07-15T09:13:08Z
dc.date.available2021-07-15T09:13:08Z
dc.date.issued2021-07-13
dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos alguns dos motivos para incluir a Arte na Educação, com um enquadramento teórico-conceptual e histórico incidindo na criatividade, inclusão social e participação comunitária. Revemos as principais orientações normativo-legais e as concretizações recentes em Portugal, nomeadamente o Plano Nacional das Artes (PNA), de que destacamos os aspetos inovadores, e sobre o qual incide o nosso estudo empírico. O estudo empírico pretendeu observar e analisar a implementação do PNA num contexto específico, o Agrupamento de Escolas de Castro Daire, sinalizado pelos responsáveis nacionais como correspondendo a uma boa prática. Para além de percebermos essa concretização e as suas implicações, pretendemos, ao envolver os vários intervenientes, desenvolver uma consciência coletiva sobre a sua relevância e criar um espaço de diálogo sobre os contributos, dificuldades e desafios, bem como de sugestões para as próximas etapas, potenciando o trabalho que está a ser feito. Realizámos assim um estudo exploratório, descritivo e compreensivo, recorrendo a análise documental e a inquérito por entrevista e questionário, procurando analisar os fenómenos na sua especificidade e complexidade, a partir de diferentes fontes e perspetivas. A análise documental incidiu sobretudo nos Projetos Culturais de Escola. As entrevistas e os questionários incluíram um conjunto de questões abertas relacionadas com as vivências e perceções dos professores e outros dinamizadores do Projeto (técnica superior de empreendedorismo e artista residente), dos alunos de uma turma do 1o. CEB e seus encarregados de educação. Concluímos do sucesso desta implementação do PNA, cujos princípios foram contemplados nos objetivos delineados no Projeto Cultural de Escola e concretizados nas atividades desenvolvidas. A par dos contributos, foram também identificados alguns desafios de que surgiram sugestões para o planeamento das próximas etapas do PNA.pt_PT
dc.identifier.citationOliveira, C. M. D. (2021). A importância da arte na educação: Um exemplo da implementação do Plano Nacional das Artes. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3591pt_PT
dc.identifier.tid202756025
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/3591
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectPlano Nacional das Artespt_PT
dc.subjectProjeto cultural de escolapt_PT
dc.subject.fosCiências da Educaçãopt_PT
dc.titleA importância da arte na educação: Um exemplo da implementação do Plano Nacional das Artespt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameFormosinho
person.givenNameMaria das Dores
person.identifier.ciencia-id0C16-2C7E-8838
person.identifier.orcid0000-0002-0697-3327
person.identifier.scopus-author-id55943372500
relation.isAdvisorOfPublicatione6cda571-32a8-4203-b443-232d0d04881c
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thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

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