A importância da arte na educação: Um exemplo da implementação do Plano Nacional das Artes
dc.contributor.advisor | Nascimento, Maria Augusta, coorientador | |
dc.contributor.advisor | Formosinho, Maria das Dores | |
dc.contributor.author | Oliveira, Cecília Maria Dias | |
dc.date.accessioned | 2021-07-15T09:13:08Z | |
dc.date.available | 2021-07-15T09:13:08Z | |
dc.date.issued | 2021-07-13 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho apresentamos alguns dos motivos para incluir a Arte na Educação, com um enquadramento teórico-conceptual e histórico incidindo na criatividade, inclusão social e participação comunitária. Revemos as principais orientações normativo-legais e as concretizações recentes em Portugal, nomeadamente o Plano Nacional das Artes (PNA), de que destacamos os aspetos inovadores, e sobre o qual incide o nosso estudo empírico. O estudo empírico pretendeu observar e analisar a implementação do PNA num contexto específico, o Agrupamento de Escolas de Castro Daire, sinalizado pelos responsáveis nacionais como correspondendo a uma boa prática. Para além de percebermos essa concretização e as suas implicações, pretendemos, ao envolver os vários intervenientes, desenvolver uma consciência coletiva sobre a sua relevância e criar um espaço de diálogo sobre os contributos, dificuldades e desafios, bem como de sugestões para as próximas etapas, potenciando o trabalho que está a ser feito. Realizámos assim um estudo exploratório, descritivo e compreensivo, recorrendo a análise documental e a inquérito por entrevista e questionário, procurando analisar os fenómenos na sua especificidade e complexidade, a partir de diferentes fontes e perspetivas. A análise documental incidiu sobretudo nos Projetos Culturais de Escola. As entrevistas e os questionários incluíram um conjunto de questões abertas relacionadas com as vivências e perceções dos professores e outros dinamizadores do Projeto (técnica superior de empreendedorismo e artista residente), dos alunos de uma turma do 1o. CEB e seus encarregados de educação. Concluímos do sucesso desta implementação do PNA, cujos princípios foram contemplados nos objetivos delineados no Projeto Cultural de Escola e concretizados nas atividades desenvolvidas. A par dos contributos, foram também identificados alguns desafios de que surgiram sugestões para o planeamento das próximas etapas do PNA. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Oliveira, C. M. D. (2021). A importância da arte na educação: Um exemplo da implementação do Plano Nacional das Artes. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3591 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202756025 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/3591 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Arte | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Educação artística | pt_PT |
dc.subject | Plano Nacional das Artes | pt_PT |
dc.subject | Projeto cultural de escola | pt_PT |
dc.subject.fos | Ciências da Educação | pt_PT |
dc.title | A importância da arte na educação: Um exemplo da implementação do Plano Nacional das Artes | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | I2P - Instituto Portucalense de Psicologia | |
person.familyName | Formosinho | |
person.givenName | Maria das Dores | |
person.identifier.ciencia-id | 0C16-2C7E-8838 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0697-3327 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55943372500 | |
relation.isAdvisorOfPublication | e6cda571-32a8-4203-b443-232d0d04881c | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | e6cda571-32a8-4203-b443-232d0d04881c | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação | pt_PT |
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