A formação contínua de professores no âmbito da educação ambiental: seus reflexos na prática educativa

dc.contributor.authorGomes, Adérito José de Sá pt_PT
dc.date.accessioned2009-06-12T16:00:59Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:00:34Z
dc.date.available2009-06-12T16:00:59Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:00:34Z
dc.date.issued2007pt_PT
dc.description.abstractO objectivo da presente investigação centra-se em conhecer o contributo que a formação contínua de professores, na área da Educação Ambiental, fornece à melhoria das respectivas práticas educativas. Nesta conformidade, procurámos conhecer a acção e o envolvimento dos professores, enquanto agentes essenciais do processo educativo, com a temática ambiental, quer ao nível dos conteúdos abordados nas respectivas aulas, quer ao nível dos projectos ou actividades que desenvolveram, em conjunto com os seus alunos, relacionados com esta temática. A presente dissertação encontra-se dividida em duas parte: a primeira trata do enquadramento teórico e a segunda do estudo empírico, um estudo de caso. No que respeita ao enquadramento teórico foi feita uma abordagem conceptual à problemática em estudo tendo sido consultados os normativos legais em vigor. Numa tentativa de clarificação da pertinência e da oportunidade do presente estudo contámos com os contributos já dados por diversos autores. No estudo de caso, apresentamos e analisamos os dados obtidos, tendo em vista respondermos às hipóteses que formulámos. Nas conclusões finais, apresentamos a reflexão sobre o contributo que a formação contínua de professores pode dar a melhoria das práticas educativas, chamando a atenção para a necessidade de se investir mais em acções relacionadas com a temática ambiental, integradas nessa modalidade formativa.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Doutora Margarida Alice Ferreira Pinto Santos Carvalho.pt_PT
dc.identifier.citationGomes, A. J. S. (2007). A formação contínua de professores no âmbito da educação ambiental: seus reflexos na prática educativa [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/169pt_PT
dc.identifier.othercota: TME 355pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/169
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectEducação ambientalpt_PT
dc.subjectFormação contínuapt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectTME
dc.titleA formação contínua de professores no âmbito da educação ambiental: seus reflexos na prática educativapt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TME 355.pdf
Tamanho:
613.49 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format