Stress e confiança nas organizações educativas portuguesas: como gerimos a violência dos alunos?
Date
2018
Embargo
Authors
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
Este estudo nasce da necessidade de compreender e caracterizar a violência dirigida aos professores do ensino secundário a exercer funções na Ilha de São Miguel, uma vez que é uma região afetada por elevados níves de violência e abandono escolar. Assim, pretendeu-se caracterizar o fenómeno em termos de frequência, forma e características individuais, situacionais e organizacionais que podem atuar como facilitadores da sua ocorrência, nomeadamente o papel da confiança na chefia e resiliência.
O processo de recolha de dados realizou-se junto de 2 escolas da Ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores com um amostra total de 150 professores. Os resultados revelaram que pelo menos 30% dos participantes já foi vítima de violência no trabalho, por parte dos alunos, sendo que as agressões verbais são a sua forma mais frequente. Verificou-se também que a confiança na chefia e a resiliência são determinantes e têm influência ao nível das implicações dos comportamentos agressivos bem como nas fontes de stress. Estes resultados sustentam a necessidade de acção por parte dos psicólogos dentro da organização escola no âmbto de planos de acção preventivos que visem munir os professores de ferramentas que auxiliem na resolução do problema e que e atenuem efeitos negativos a nível individual promovendo um bom clima organizacional.
Keywords
Violência no trabalho, Stress, Confiança na chefia, Resiliência, Professores, Escolas
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Vizinho, S. R. (2018). Stress e confiança nas organizações educativas portuguesas: como gerimos a violência dos alunos?. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3587
Identifiers
TID
Designation
Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Access Type
Open Access