Ensino-aprendizagem de empreendedorismo: Perceções de estudantes universitários
dc.contributor.author | Costa-Lobo, Cristina | |
dc.contributor.author | Regueiro, Alfredo | |
dc.contributor.author | Fernandes, Sandra | |
dc.date.accessioned | 2019-01-10T11:19:58Z | |
dc.date.available | 2019-01-10T11:19:58Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Consciente dos desafios da sociedade atual, a Universidade Portucalense (UPT) implementou uma unidade curricular (UC) integradora, designada de “Empreendedorismo”, transversal a todos os planos de estudos dos cursos de 1º ciclo da sua oferta formativa. Esta UC, inserida no 3º ano dos cursos de licenciatura, baseia-se numa metodologia de aprendizagem centrada em projetos, que decorre ao longo de 1 semestre, num total de 17 sessões, que podem assumir diferentes formatos pedagógicos: palestras, mentoria, seminários e pitchs. Os estudantes, de diferentes ciclos de estudos da UPT, constituem equipas de projeto, com quatro elementos no máximo. Cada equipa tem por objetivo desenvolver uma ideia de negócio inovadora e que demonstre ter viabilidade económica e financeira. Este estudo procura conhecer as perceções dos estudantes sobre a UC de Empreendedorismo e o seu papel na aprendizagem e desenvolvimento de competências dos estudantes. Para tal, no ano letivo de 2016/2017, foi aplicado um questionário aos estudantes (N=131). O questionário incluiu um conjunto de 40 questões, estruturadas segundo o modelo de escala de Likert, resultante de um quadro conceptual existente no domínio do PBL e de práticas de avaliação já desenvolvidas no contexto de Ensino Superior. O questionário aborda temas como as aprendizagens e competências desenvolvidas pelos estudantes, o trabalho em equipa, o papel do professor, o processo de avaliação dos estudantes e, de um modo geral, a avaliação do projeto como metodologia de Ensino e de aprendizagem. O questionário rentabilizado inclui, ainda, uma última questão sobre o carácter obrigatório ou opcional desta unidade curricular. Os resultados são discutidos, remetendo para implicações na intervenção pedagógica no Ensino Superior, sugerindo a necessidade de uma maior reflexão e discussão sobre a relevância e a natureza dos projetos para cada uma das diferentes áreas de especialidade dos estudantes, o apoio dado por parte dos docentes ao longo do desenvolvimento do projeto, a estrutura e organização do semestre, bem como dos momentos e elementos de avaliação da UC de Empreendedorismo. | |
dc.identifier.citation | Fernandes, S., Costa-Lobo, C., & Regueiro, A. (2018). Ensino-aprendizagem de empreendedorismo: Perceções de estudantes universitários. In R. M. Lima, V. Villas-Boas, A. L. Aquere, J. Mello (Eds.), Proceedings of the PAEE/ALE’2018, 10th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 15th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE), University of Brasília, Brasília, Brazil -28 Febr.-02.Mar.2018 (pp. 466-475). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2522 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/2522 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical innovation | pt_PT |
dc.subject | Entrepreneurship | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinary projects | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | |
dc.subject | Empreendedorismo | |
dc.subject | Projetos interdisciplinares | |
dc.title | Ensino-aprendizagem de empreendedorismo: Perceções de estudantes universitários | pt_PT |
dc.title.alternative | Teaching and learning of Entrepreneurship: Student’s perceptions in Higher Education | |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 466 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 475 | pt_PT |
degois.publication.location | University of Brasília, Brasília, Brazil | pt_PT |
degois.publication.title | Proceedings of the PAEE/ALE’2018, 10th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 15th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE) | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | I2P - Instituto Portucalense de Psicologia | |
person.familyName | Fernandes | |
person.givenName | Sandra | |
person.identifier.ciencia-id | D617-2C98-5011 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4712-4249 | |
person.identifier.rid | Q-2679-2019 | |
person.identifier.scopus-author-id | 16315361800 | |
relation.isAuthorOfPublication | 31cac8f7-2343-4567-9a41-454606455b42 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 31cac8f7-2343-4567-9a41-454606455b42 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Ensino_aprendizagem de empreendedorismo.pdf
- Size:
- 235.51 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format