Ensino-aprendizagem de empreendedorismo: Perceções de estudantes universitários
Date
2018
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Research Projects
Organizational Units
Journal Issue
Alternative Title
Teaching and learning of Entrepreneurship: Student’s perceptions in Higher Education
Abstract
Consciente dos desafios da sociedade atual, a Universidade Portucalense (UPT) implementou uma unidade curricular (UC)
integradora, designada de “Empreendedorismo”, transversal a todos os planos de estudos dos cursos de 1º ciclo da sua
oferta formativa. Esta UC, inserida no 3º ano dos cursos de licenciatura, baseia-se numa metodologia de aprendizagem
centrada em projetos, que decorre ao longo de 1 semestre, num total de 17 sessões, que podem assumir diferentes
formatos pedagógicos: palestras, mentoria, seminários e pitchs. Os estudantes, de diferentes ciclos de estudos da UPT,
constituem equipas de projeto, com quatro elementos no máximo. Cada equipa tem por objetivo desenvolver uma ideia
de negócio inovadora e que demonstre ter viabilidade económica e financeira. Este estudo procura conhecer as perceções
dos estudantes sobre a UC de Empreendedorismo e o seu papel na aprendizagem e desenvolvimento de competências
dos estudantes. Para tal, no ano letivo de 2016/2017, foi aplicado um questionário aos estudantes (N=131). O questionário
incluiu um conjunto de 40 questões, estruturadas segundo o modelo de escala de Likert, resultante de um quadro
conceptual existente no domínio do PBL e de práticas de avaliação já desenvolvidas no contexto de Ensino Superior. O
questionário aborda temas como as aprendizagens e competências desenvolvidas pelos estudantes, o trabalho em equipa,
o papel do professor, o processo de avaliação dos estudantes e, de um modo geral, a avaliação do projeto como
metodologia de Ensino e de aprendizagem. O questionário rentabilizado inclui, ainda, uma última questão sobre o carácter
obrigatório ou opcional desta unidade curricular. Os resultados são discutidos, remetendo para implicações na intervenção
pedagógica no Ensino Superior, sugerindo a necessidade de uma maior reflexão e discussão sobre a relevância e a natureza
dos projetos para cada uma das diferentes áreas de especialidade dos estudantes, o apoio dado por parte dos docentes
ao longo do desenvolvimento do projeto, a estrutura e organização do semestre, bem como dos momentos e elementos
de avaliação da UC de Empreendedorismo.
Keywords
Pedagogical innovation, Entrepreneurship, Interdisciplinary projects, Inovação pedagógica, Empreendedorismo, Projetos interdisciplinares
Document Type
conferenceObject
Publisher Version
Dataset
Citation
Fernandes, S., Costa-Lobo, C., & Regueiro, A. (2018). Ensino-aprendizagem de empreendedorismo: Perceções de estudantes universitários. In R. M. Lima, V. Villas-Boas, A. L. Aquere, J. Mello (Eds.), Proceedings of the PAEE/ALE’2018, 10th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 15th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE), University of Brasília, Brasília, Brazil -28 Febr.-02.Mar.2018 (pp. 466-475). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2522
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access