Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores

dc.contributor.advisorMartins, Idalina, orientador científico
dc.contributor.advisorAbelha, Marta
dc.contributor.authorAntónio, Marisa Isabel Pedro
dc.date.accessioned2019-01-29T17:46:33Z
dc.date.available2019-01-29T17:46:33Z
dc.date.issued2018-10-26
dc.date.submitted2018-03
dc.description.abstractCompreender quais as competências que professores consideram essenciais ao exercício do cargo de diretor de escola é a principal finalidade da presente investigação. Tendo por referência esta problemática, foram delineados os seguintes objetivos de investigação, a saber: i) identificar competências essenciais ao exercício do cargo de diretor de escola, segundo a perceção de professores; ii) compreender aspetos inerentes ao exercício do cargo de diretor de escola, na perspetiva de professores; e iii) desenvolver conhecimento sobre o perfil de competências de um diretor de escola, tendo por referência a perceção de professores. O presente estudo adotou uma natureza essencialmente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2016 numa Escola de Formação de Professores do município de Benguela. O inquérito por questionário assumiu-se como principal técnica de recolha de dados, tendo sido validados cinquenta (n=50) dos sessenta e cinco (N=65) questionários administrados. A análise documental e a observação direta adotaram-se como meios complementares de recolha de dados. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Como principais resultados da presente investigação os professores participantes consideraram que o cargo de diretor deveria ser exercido por um docente com formação especializada na área da gestão e administração escolar. A capacidade de liderança, a capacidade de trabalhar em equipa, a capacidade de comunicação, as capacidades de gestão de recursos humanos, intelectual e o conhecimento a nível de gestão assumem-se, para os professores participantes como as principais competências a privilegiar por um diretor no exercício do cargo.pt_PT
dc.description.abstractThe main purpose of this investigation is to understand which competences that teachers consider essential to the exercise of the position of school principal. In order to find answers to the purpose of this investigation, referred above, were defined three research objectives, namely: i) identify competences essential to the exercise of the position of school principal, according to the teachers' perception; ii) understand aspects inherent to the exercise of the position of school principal, from the perspective of teachers; and iii) develop knowledge about the competency profile of a school principal, with reference to the perception of teachers. This study took an essentially qualitative nature and the case study has been adopted as research strategy. The empirical study took place in the school year 2016 out in in a Teacher Training School in the city of Benguela. The questionnaire survey was the main data collection technique and it was answered by fifty teachers (n=50). Documentary analysis and direct observation were adopted as complementary means of data collection. A simple statistical analysis was the privileged data processing technique. As main results of the present investigation the participating teachers considered that the position of school principal should be exercised by a teacher with specialized training in the area of school management and administration. Leadership skills, ability to work as a team, communication skills, human resources management skills, intellectual and managerial knowledge are assumed for the participating teachers as the main competencies to be privileged by a school principal in the exercise of the position.pt_PT
dc.identifier.citationAntónio, M. I. P. (2018). Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2575pt_PT
dc.identifier.tid202105393pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2575
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPerfil de competênciaspt_PT
dc.subjectDiretor de escolapt_PT
dc.subjectEstilos de liderançapt_PT
dc.subjectCompetency profilept_PT
dc.subjectSchool principalpt_PT
dc.subjectLeadership stylespt_PT
dc.subject.fosEducationpt_PT
dc.titleCompetências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professorespt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.familyNameAbelha
person.givenNameMarta
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.ridH-1160-2016
person.identifier.scopus-author-id35772219700
relation.isAdvisorOfPublicationb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
thesis.degree.nameMestrado em Administração e Gestão da Educaçãopt_PT

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TME 607.pdf
Tamanho:
1.01 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format