O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motora
dc.contributor.author | Fradinho, Maria de Fátima dos Santos Martins | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-09-25T12:15:29Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:00:08Z | |
dc.date.available | 2009-09-25T12:15:29Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:00:08Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_PT |
dc.description.abstract | Para que o Sucesso Escolar/Educativo se concretize a Escola tem de ajustar a sua prática educativa a todos os alunos, incluindo os que apresentam Necessidades Educativas Especiais. Portugal dispõe de legislação que assegura os direitos à educação e à igualdade de oportunidades, consignados na constituição da República Portuguesa, na Declaração Universal dos Direitos do Homem e na Lei de Bases do Sistema Educativo. O nosso país subscreveu também a Declaração de Salamanca em 1994, reafirmando o direito à Educação para Todos. A construção da Escola Inclusiva passa pela responsabilização da mesma por todos os alunos, na perspectiva da Educação para Todos, e pela aceitação das diferenças humanas o que, mais não é do que querer que Todos tenham as mesmas possibilidades na Escola e desenvolver uma Educação de qualidade, adaptando-a a todos os alunos e ter como objectivo o Sucesso Escolar. Para que haja Sucesso Escolar/Educativo o aluno com Sequelas de Paralisia Cerebral (PC) precisa de ter alguma auto-estima e auto-imagem que, se poderá alcançar, mediante a frequência de actividades lúdicas e desportivas, de modo a haver Inclusão plena. Com esta investigação pretendemos perceber se as Escolas do 2º e 3º Ciclo e Secundárias poderão ser chamadas de Escolas Inclusivas, que garantam a integração e Sucesso Escolar dos alunos com Sequelas de Paralisia Cerebral. Por outro lado, pretendemos saber se a prática desportiva contribui para o Sucesso Escolar/Educativo dos alunos com Sequelas de Paralisia Cerebral. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof.º Doutor António Vieira Ferreira. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Fradinho,M. F. S. M. (2009). O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motora [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/114 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 387 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/114 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Deficiência motora | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Desporto | pt_PT |
dc.subject | Sucesso escolar | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motora | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1