Educação inclusiva na escola básica pública portuguesa: perspectivas e práticas pedagógias de professores de educação tecnológica, da regisão Autónoma da Madeira, face à inclusão de jovens com NEE

dc.contributor.authorRibeiro, Isabel Maria Diaspt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T17:59:33Z
dc.date.available2013-08-14T17:59:33Z
dc.date.issued2008pt_PT
dc.description.abstractA escola actual encontra-se perante o desafio de responder com efectividade às Necessidades Educativas Especiais de uma população escolar cada vez mais heterogénea e de construir uma Escola Inclusiva, onde se adopte um modelo de atendimento adequado a cada um. Neste contexto, consideramos o professor um elemento chave de todo o processo, sobre o qual recaem responsabilidades acrescidas na concretização da filosofia inclusiva. Este trabalho tem como temática central compreender e conhecer as percepções dos professores de Educação Tecnológica da Região Autónoma da Madeira, relativamente à educação Inclusiva, procurando reflectir sobre as perspectivas concretas da escola, necessidades e constrangimentos dos professores. Assim, teve como objectivos recolher e conhecer informação sobre o sentir dos professores de Educação Tecnológica e o seu posicionamento relativamente à Educação Inclusiva. Os resultados encontrados mostram que os professores de Educação Tecnológica revelam ausência de formação no âmbito das Necessidades Educativas Especiais, consideram a escola e em especial a sala de Educação Tecnológica pouco preparadas para a Inclusão de alunos com o NEE e revelam atitudes favoráveis à prática de uma Educação Inclusiva.pt_PT
dc.description.sponsorshiporientação: Prof. Doutor António Vieira Ferreirapt_PT
dc.identifier.citationRibeiro, I. M. D. (2008). Educação inclusiva na escola básica pública portuguesa: perspectivas e práticas pedagógias de professores de educação tecnológica, da regisão Autónoma da Madeira, face à Inclusão de Jovens com NEE [Dissertação de Mestrado em Educação Especial]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/33pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 315pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/33
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectNecessidade educativas especiaispt_PT
dc.subjectEducação tecnológicapt_PT
dc.subjectEscola inclusivapt_PT
dc.subjectTME
dc.titleEducação inclusiva na escola básica pública portuguesa: perspectivas e práticas pedagógias de professores de educação tecnológica, da regisão Autónoma da Madeira, face à inclusão de jovens com NEEpt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 315.pdf
Size:
2.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format