Educação inclusiva na escola básica pública portuguesa: perspectivas e práticas pedagógias de professores de educação tecnológica, da regisão Autónoma da Madeira, face à inclusão de jovens com NEE
dc.contributor.author | Ribeiro, Isabel Maria Dias | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T17:59:33Z | |
dc.date.available | 2013-08-14T17:59:33Z | |
dc.date.issued | 2008 | pt_PT |
dc.description.abstract | A escola actual encontra-se perante o desafio de responder com efectividade às Necessidades Educativas Especiais de uma população escolar cada vez mais heterogénea e de construir uma Escola Inclusiva, onde se adopte um modelo de atendimento adequado a cada um. Neste contexto, consideramos o professor um elemento chave de todo o processo, sobre o qual recaem responsabilidades acrescidas na concretização da filosofia inclusiva. Este trabalho tem como temática central compreender e conhecer as percepções dos professores de Educação Tecnológica da Região Autónoma da Madeira, relativamente à educação Inclusiva, procurando reflectir sobre as perspectivas concretas da escola, necessidades e constrangimentos dos professores. Assim, teve como objectivos recolher e conhecer informação sobre o sentir dos professores de Educação Tecnológica e o seu posicionamento relativamente à Educação Inclusiva. Os resultados encontrados mostram que os professores de Educação Tecnológica revelam ausência de formação no âmbito das Necessidades Educativas Especiais, consideram a escola e em especial a sala de Educação Tecnológica pouco preparadas para a Inclusão de alunos com o NEE e revelam atitudes favoráveis à prática de uma Educação Inclusiva. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | orientação: Prof. Doutor António Vieira Ferreira | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ribeiro, I. M. D. (2008). Educação inclusiva na escola básica pública portuguesa: perspectivas e práticas pedagógias de professores de educação tecnológica, da regisão Autónoma da Madeira, face à Inclusão de Jovens com NEE [Dissertação de Mestrado em Educação Especial]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/33 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 315 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/33 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | Necessidade educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Educação tecnológica | pt_PT |
dc.subject | Escola inclusiva | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | Educação inclusiva na escola básica pública portuguesa: perspectivas e práticas pedagógias de professores de educação tecnológica, da regisão Autónoma da Madeira, face à inclusão de jovens com NEE | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
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