Expectativas e sucesso escolar: contributo para a desmistificação da matemática
dc.contributor.author | Leal, Joaquim António Ferreira da Silva | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T17:59:36Z | |
dc.date.available | 2013-08-14T17:59:36Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_PT |
dc.description.abstract | Esta investigação desenvolve-se em duas partes: revisão da literatura e trabalho empírico. Na revisão da literatura faz-se o levantamento de factores relacionados com o insucesso escolar, dando um destaque especial aos aspectos que condicionam a aprendizagem da matemática. Partindo de opiniões variadas, conclui-se que esta disciplina foi mitificada ao longo dos tempos, criando-se a ideia de que ela é acessível apenas a um grupo de privilegiados, logo, tornando-se causa de insucesso escolar. A constatação de que a aprendizagem é um proceso complexo que envolve vários factores, determinou que se procurassem algumas justificações para o insucesso escolar, nomeadamente através da identificação de causas de origem individual (centradas nos alunos), de origem social (centradas na sociedade e na família) e de origem institucional (centradas no poder político, nas escolas e nos professores). A principal abordagem ao tema que se desenvolve nesta investigação realiza-se através da apresentação da obra "Pigmalião na sala de aula", de Rosenthak e Jacobson. Com as experiências realizadas por estes investigadores ficou provado que as expectativas dos professores se reflectem no QI dos alunos, influenciando comportamentos, atitudes e resultados escolares. Dá-se conta também doutros estudos e doutros investigadores quer dos que confirmaram as teorias de Rosenthal e Jacobson, que dos que as rejeitaram ou apresentaram resultados diferentes. Na segunda parte, apresenta-se e discutem-se os resultados do estudo empírico realizado com os duzentos e trinta alunos que frequentam a disciplina de matemática, no 10.º ano de escolaridade, numa escola secundária, ao mesmo tempo que se discutem as opiniões dos professores da mesma disciplina. A problemática em estudo centra-se na génese das auto-expectativas e na forma como estas se reflectem nos resultados escolares a matemática. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof.Doutora Margarida Alice Ferreira Pinto Santos Carvalho | pt_PT |
dc.identifier.citation | Leal, J. A. F. S. (2007). Expectativas e sucesso escolar: contributo para a desmistificação da matemática [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/43 | pt_PT |
dc.identifier.other | TME 254 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/43 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Efeito pigmalião | pt_PT |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | Expectativas e sucesso escolar: contributo para a desmistificação da matemática | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
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