Contributos da colaboração docente para o desenvolvimento profissional dos professores do Instituto Médio Industrial de Benguela

dc.contributor.advisorCosta-Lobo, Cristina, orientador científico
dc.contributor.advisorAbelha, Marta
dc.contributor.authorJoaquim, Esperança Sara Cossengue
dc.date.accessioned2019-12-06T15:32:17Z
dc.date.available2019-12-06T15:32:17Z
dc.date.issued2019-12-05
dc.date.submitted2019-09
dc.description.abstractPráticas de colaborações docente são consideradas um elemento fundamental para o desenvolvimento profissional docente, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e organizado. Deste modo, a principal ambição deste estudo de carácter exploratório é descrever de que modo(s) a colaboração docente contribui para o desenvolvimento profissional dos professores do Instituto Médio Industrial de Benguela. Para tal foram gizados os seguintes objetivos de investigação: i) Identificar conceções de professores sobre o conceito de trabalho colaborativo docente; ii) Caracterizar dinâmicas de trabalho que professores afirmam desenvolver; iii) Identificar fatores potenciadores e fatores inibidores do trabalho colaborativo docente. O estudo empírico desenvolveu-se no ano letivo de 2018 e envolveu a totalidade (170) dos docentes da instituição acima referida. Como principal técnica de recolha de dados foi utilizado um inquérito por questionário, cujos dados foram complementados com as técnicas de análise de documentos e observação. Como técnica de análise de dados resultantes do questionário foi utilizada a análise estatística simples. Resultados deste estudo demonstram que existe uma grande dispersão nas conceções dos professores relativamente ao entendimento que têm sobre o conceito de trabalho colaborativo e uma perceção limitada da sua importância para o trabalho docente e para o desenvolvimento profissional docente.pt_PT
dc.description.abstractTeacher collaboration practices are considered a key element for teacher professional development, making the teaching and learning process more effective and organized. Thus, the main ambition of this exploratory study is to describe how teacher collaboration contributes to the professional development of the teachers at the Instituto Médio Industrial de Benguela. To this end, the following research objectives were set: i) Identify teachers' conceptions about the concept of collaborative teaching work; ii) Characterize work dynamics that teachers claim to develop; iii) Identify enhancing factors and inhibiting factors of collaborative teaching work. The empirical study was developed in the 2018 school year and involved all (170) of the faculty members of the above institution. The main data collection technique was a questionnaire survey, the data of which was complemented by document analysis and observation techniques. As a technique of data analysis resulting from the questionnaire, simple statistical analysis was used. Results of this study demonstrate that there is a wide dispersion in teachers' conceptions regarding their understanding of the concept of collaborative work and a limited perception of its importance for teaching work and for professional teaching development.pt_PT
dc.identifier.citationJoaquim, E. S. C. (2019). Contributos da colaboração docente para o desenvolvimento profissional dos professores do Instituto Médio Industrial de Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2961pt_PT
dc.identifier.tid202329232
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2961
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestricted accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativo docentept_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentept_PT
dc.subjectDinâmicas de trabalho docentept_PT
dc.subjectTeaching collaborationpt_PT
dc.subjectTeaching developmentpt_PT
dc.subjectDynamics of teaching workpt_PT
dc.titleContributos da colaboração docente para o desenvolvimento profissional dos professores do Instituto Médio Industrial de Benguelapt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.familyNameAbelha
person.givenNameMarta
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.ridH-1160-2016
person.identifier.scopus-author-id35772219700
relation.isAdvisorOfPublicationb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
thesis.degree.nameMestrado em Administração e Gestão da Educaçãopt_PT

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
Nome:
TME 625.pdf
Tamanho:
1.15 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format