As Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia.

dc.contributor.advisorAbelha, Marta
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Deus Lima
dc.date.accessioned2016-05-19T10:40:58Z
dc.date.available2016-05-19T10:40:58Z
dc.date.issued2015-06
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ensino de História e Geografia.pt_PT
dc.description.abstractO desinteresse dos alunos pelas atividades letivas é uma constatação com a qual o professor se depara muitas vezes no seu dia a dia. A motivação para a aprendizagem tornou-se uma prioridade na prática docente, sendo cada vez mais premente que o professor se socorra do vasto leque de ferramentas inovadoras que existem no campo educacional e delas possa tirar proveito. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de sala de aula afigurou-se como uma ferramenta valiosa ao possibilitar a realização de aulas mais dinâmicas e criativas sustentadas na natural apetência dos alunos para a sua utilização. O presente relatório foca-se na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia como forma de motivar os alunos para a sua aprendizagem. Resulta do estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas de Calendário na Escola EB2,3 Dr. Nuno Simões a alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e reflete a súmula das atividades inerentes à prática pedagógica.pt_PT
dc.description.abstractThe student’s lack of interest for academic activities is an observation frequently faced by the teacher every day. The motivation for learning has become a priority in teaching practice, as it has been increasingly urgent that teachers use the wide range of innovative tools that exist in the educational field and take advantage of them. The use of Information and Communication Technologies in the classroom context appears itself as a valuable tool to support achievement of more dynamic and creative classes held in the natural appetite of the students for their use. This report focuses on the use of Information and Communication Technologies in the teaching and learning process of History and Geography as a way to motivate students to their learning. It results of the educational research and practice at the Calendário Group of Schools in the EB2,3 Dr. Nuno Simões School to students of the 3rd cycle of basic education and it reflects the summary of activities related to teaching practice.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Doutora Marta Abelha.pt_PT
dc.identifier.citationCarvalho, M. D. L. (2015). As Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1525.pt_PT
dc.identifier.otherCota: TMEHG 25
dc.identifier.tid201029570
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1525
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Portucalensept_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectHistóriapt_PT
dc.subjectGeografiapt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectHistorypt_PT
dc.subjectGeographypt_PT
dc.titleAs Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia.pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.familyNameAbelha
person.givenNameMarta
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.ridH-1160-2016
person.identifier.scopus-author-id35772219700
relation.isAdvisorOfPublicationb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Name:
TMEHG 25.pdf
Size:
5.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format