Estudo follow-up de um grupo de talentos psicomotores.

dc.contributor.advisorPinto, Isabel Pereira, orientador científico
dc.contributor.authorBaptista, Maria Aurora de Limapt_PT
dc.date.accessioned2013-06-17T14:01:51Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-16T13:07:38Z
dc.date.available2013-06-17T14:01:51Zpt_PT
dc.date.available2013-08-16T13:07:38Z
dc.date.issued2012pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo follow-up visa caracterizar um grupo de talentos psicomotores dos 0 aos 20 anos de idade, dando continuidade à nossa dissertação de mestrado, Estudo das características de um grupo de talentos psicomotores (Baptista, 2002). Iniciamos a nossa investigação pela revisão da literatura, partindo da generalidade do tema (sobredotação) para o particular, (sobredotados psicomotores). A metodologia do estudo assume uma amostra que é constituída pelos mesmos 11 elementos que constituíram a amostra do nosso primeiro estudo (Baptista, 2002). O protocolo de recolha de informação baseou-se nos registos biográficos dos elementos da amostra e inquérito. Procedeu-se a uma análise qualitativa, quantitativa e comparativa dos dados obtidos com as informações recolhidas bibliograficamente de outros grupos de sobredotados. As principais conclusões deste estudo indicam que os talentos psicomotores apresentam desenvolvimento psicomotor precoce a nível das aquisições da área de postura e motricidade global, quociente de inteligência médio-superior, elevada auto estima, perfil psicomotor hiperpráxico, lateralidade manual dominante dextra e sucesso escolar. São academicamente ativos e caraterizam-se por terem pensamento organizado, iniciativa e autonomia funcional, fixação de critérios e objetivos da tarefa, criatividade, e versatilidade de interesses. São enérgicos e ativos, com tendência para se levarem muito a sério e iniciarem as próprias actividades. Têm sucesso com os pares e gostam de se relacionar com pessoas mais velhas. Revelam prestação excelente nas áreas de linguagem, comunicação e expressão, matemática, ciências e habilidades manuais. Demonstram excecionalidade na disciplina de Educação Física, mantendo uma prática desportiva regular até ao presente momento. This follow-up study aims to characterize a group of psychomotor skills people from 0 to 20 years old, continuing our dissertation, Estudo das características de um grupo de talentos psicomotores (Baptista, 2002). We started our investigation by reviewing the literature, based on the general theme (giftedness) to the particular (gifted psychomotor). The methodology takes a sample that is formed by the same 11 elements which composed the sample of our first study (Baptista, 2002). The information protocol retraction was based on the biographical files and inquiry. We made a qualitative, qualitative and comparative analysis of the given collected information from other groups of gifted. The main conclusions of this study show that the talented ones point out to early psychomotor development what concerns to acquisitions in the area of stance and gross motor control, average superior intelligence quotient, high self-esteem, hyper praxis psychomotor profile, dominant right hand handedness and school success. They are academically active, and featuring up to have organized thinking, initiative and functional autonomy, establishing criteria and gool of the task, creativity and interests versatility. They are energetic and active, with a tendency to take themselves too seriously, and begin their own business (activities). They have success with peers and like to establish relationships with the older ones. They show excellent performance in the areas of language, communication and expression, math, science and craftsmanship. They are excellent in Physical Education, keeping a regular sport activity up to now.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Doutora Isabel Pereira Pinto.pt_PT
dc.identifier.citationBaptista, M.A.L. (2012). Estudo follow-up de um grupo de talentos psicomotores. (Tese de doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/585.pt_PT
dc.identifier.otherCota: TDE 12pt_PT
dc.identifier.tid101342276
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/585
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectSobredotaçãopt_PT
dc.subjectTalento psicomotorpt_PT
dc.subjectPerfil psicomotorpt_PT
dc.subjectCaraterísticaspt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectGiftednesspt_PT
dc.subjectTalent psychomotorpt_PT
dc.subjectProfile psychomotorpt_PT
dc.subjectFeaturespt_PT
dc.subjectPhysical Educationpt_PT
dc.titleEstudo follow-up de um grupo de talentos psicomotores.pt_PT
dc.typedoctoral thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TDE 12.pdf
Size:
2.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format