O papel do professor no ensino/aprendizagem do código escrito

dc.contributor.authorLopes, Maria Celestept_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:10:05Z
dc.date.available2013-08-14T18:10:05Z
dc.date.issued2007-11-01pt_PT
dc.description.abstractSabe-se, hoje, que o acto de ler é um processo complexo pois nele interagem uma série de processos cognitivos, mas também se sabe, que a actividade leitura é acima de tudo um processo interactivo pois nele interagem varáveis, que vão desde o aluno, passando pelo texto e o contexto. Nesta última, toma principal relevância o papel do professor e as metodologias que utiliza. Numa perspectiva construtivista, o professor desempenha um papel importante nesta matéria pois terá como função principal a criação de condições de desenvolvimento próximo, tal como preconiza Vygotsky. Ou seja deve conhecer o ponto de partida, ou zona de desenvolvimento real e oferecer as condições apropriadas para que se chegue à zona de um ótimo desenvolvimento. Neste contexto, esta comunicação pretende realçar o papel e a importância do professor na criação de condições que favoreçam a aprendizagem, apontando alguns aspectos específicos considerados pela investigação disponível, como fundamentais em todo esse processo.pt_PT
dc.identifier.citationLopes, M. C. S. (2007). O Papel do Professor no Ensino/Aprendizagem do Código Escrito. In P. Pequito, & A. Pinheiro (Orgs.), Quem aprende Mais? Reflexões sobre a educação de infância. CINAEI, 2.º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, Porto, 15-17 novembro 2007, (p. 627). Gailivro. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/304pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-557-489-6pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/304
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherGailivropt_PT
dc.rightsrestricted access
dc.subjectPapel do professorpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectProcessos cognitivospt_PT
dc.titleO papel do professor no ensino/aprendizagem do código escritopt_PT
dc.typebook partpt_PT
degois.publication.firstPage627
dspace.entity.typePublicationen
oaire.citation.titleQuem aprende Mais? Reflexões sobre a educação de infância

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
Nome:
quem aprende mais (RESUMO).pdf
Tamanho:
403.56 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format