O papel do professor no ensino/aprendizagem do código escrito
dc.contributor.author | Lopes, Maria Celeste | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:10:05Z | |
dc.date.available | 2013-08-14T18:10:05Z | |
dc.date.issued | 2007-11-01 | pt_PT |
dc.description.abstract | Sabe-se, hoje, que o acto de ler é um processo complexo pois nele interagem uma série de processos cognitivos, mas também se sabe, que a actividade leitura é acima de tudo um processo interactivo pois nele interagem varáveis, que vão desde o aluno, passando pelo texto e o contexto. Nesta última, toma principal relevância o papel do professor e as metodologias que utiliza. Numa perspectiva construtivista, o professor desempenha um papel importante nesta matéria pois terá como função principal a criação de condições de desenvolvimento próximo, tal como preconiza Vygotsky. Ou seja deve conhecer o ponto de partida, ou zona de desenvolvimento real e oferecer as condições apropriadas para que se chegue à zona de um ótimo desenvolvimento. Neste contexto, esta comunicação pretende realçar o papel e a importância do professor na criação de condições que favoreçam a aprendizagem, apontando alguns aspectos específicos considerados pela investigação disponível, como fundamentais em todo esse processo. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Lopes, M. C. S. (2007). O Papel do Professor no Ensino/Aprendizagem do Código Escrito. In P. Pequito, & A. Pinheiro (Orgs.), Quem aprende Mais? Reflexões sobre a educação de infância. CINAEI, 2.º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, Porto, 15-17 novembro 2007, (p. 627). Gailivro. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/304 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-557-489-6 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/304 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Gailivro | pt_PT |
dc.rights | restricted access | |
dc.subject | Papel do professor | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Processos cognitivos | pt_PT |
dc.title | O papel do professor no ensino/aprendizagem do código escrito | pt_PT |
dc.type | book part | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 627 | |
dspace.entity.type | Publication | en |
oaire.citation.title | Quem aprende Mais? Reflexões sobre a educação de infância |
Ficheiros
Principais
1 - 1 de 1
A carregar...
- Nome:
- quem aprende mais (RESUMO).pdf
- Tamanho:
- 403.56 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format