O papel do professor no ensino/aprendizagem do código escrito
Date
2007-11-01
Embargo
Authors
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Gailivro
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
Sabe-se, hoje, que o acto de ler é um processo complexo pois nele interagem uma série de processos cognitivos, mas também se sabe, que a actividade leitura é acima de tudo um processo interactivo pois nele interagem varáveis, que vão desde o aluno, passando pelo texto e o contexto. Nesta última, toma principal relevância o papel do professor e as metodologias que utiliza.
Numa perspectiva construtivista, o professor desempenha um papel importante nesta matéria pois terá como função principal a criação de condições de desenvolvimento próximo, tal como preconiza Vygotsky. Ou seja deve conhecer o ponto de partida, ou zona de desenvolvimento real e oferecer as condições apropriadas para que se chegue à zona de um ótimo desenvolvimento.
Neste contexto, esta comunicação pretende realçar o papel e a importância do professor na criação de condições que favoreçam a aprendizagem, apontando alguns aspectos específicos considerados pela investigação disponível, como fundamentais em todo esse processo.
Keywords
Papel do professor, Ensino, Aprendizagem, Leitura, Processos cognitivos
Document Type
Book part
Publisher Version
Dataset
Citation
Lopes, M. C. S. (2007). O Papel do Professor no Ensino/Aprendizagem do Código Escrito. In P. Pequito, & A. Pinheiro (Orgs.), Quem aprende Mais? Reflexões sobre a educação de infância. CINAEI, 2.º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, Porto, 15-17 novembro 2007, (p. 627). Gailivro. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/304
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Restricted Access