O direito à educação enquanto direito humano e direito fundamental

dc.contributor.authorAlves, Dora Resende
dc.contributor.authorSilva, Maria Manuela Magalhães
dc.date.accessioned2017-10-08T20:54:33Z
dc.date.available2017-10-08T20:54:33Z
dc.date.issued2017-07-21
dc.description.abstractSaber se o direito ao conhecimento vai além do direito constitucional à educação e como é possível encontrá-lo consagrado quer ao nível do direito interno dos Estados quer ao nível do direito da União Europeia (UE) e internacional. O tema é hoje da maior pertinência com os direitos humanos cada vez mais na agenda política. Nunca deles tanto se falou e nunca tanto necessitaram de ser falados. O objectivo desta análise é demonstrar que o papel das Universidades é crucial, e que a UE promove activamente a concretização dos direitos pela educação, investigação e inovação. Estas são as vias para promover o desenvolvimento na base do crescimento, do emprego e da coesão social. Os sistemas de ensino universitário da Europa podem dar um contributo fundamental para enfrentar problemas importantes ligados ao crescimento económico e este vector vem mesmo consagrado no âmbito da estratégia global do programa Europa 2020. Na dimensão nacional portuguesa, o direito à educação é apresentado como liberdade e como um direito cultural da Constituição da República Portuguesa de 1976. Já no direito internacional de vertente europeia, o direito à educação surge em protocolo da Convenção Europeia dos Direitos do Homem de 1950 e é consagrado na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, desde a versão de 2000 e agora na de 2007. Direito este que é constitucional na dimensão nacional porque um direito fundamental, isto é, consagrado na Constituição como manifestação do poder constituinte originário; e constitucional na perspectiva europeia no sentido de fundador, de estrutural, de elemento da construção do modelo de integração escolhido. Em qualquer dos casos há uma dimensão positiva neste direito que envolve a intervenção dos Estados. A educação, e especialmente a educação universitária, pode condicionar o desempenho de vectores económicos, observando-se que o investimento na educação, enquanto despesa pública, começou de novo a crescer em 2016, após anos consecutivos de contracção, em cerca de dois terços dos Estados-Membros.pt_PT
dc.identifier.citationAlves, D. R. (2017, julho 19). O direito à educação enquanto direito humano e direito fundamental. Revista digital Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1937
dc.identifier.issn2182-1879
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1937
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Sociologia da Universidade do Portopt_PT
dc.relation.ispartofseries2.ª série
dc.rightsopen access
dc.subjectDireitopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectUnião Europeiapt_PT
dc.titleO direito à educação enquanto direito humano e direito fundamentalpt_PT
dc.typelecturept_PT
degois.publication.locationRevista digital Portugalpt_PT
degois.publication.titleBarómetro Social- Plataforma de Reflexão e Análise sobre a sociedade portuguesa e o seu posicionamento no contexto internacionalpt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameUniversidade Portucalense Infante D. Henrique
person.familyNameAlves
person.familyNameSilva
person.givenNameDora Resende
person.givenNameMaria Manuela Magalhães
person.identifier.ciencia-idCA1A-FE14-5CC1
person.identifier.ciencia-idA118-1EE1-6B9A
person.identifier.orcid0000-0003-4720-1400
person.identifier.orcid0000-0003-4261-7271
person.identifier.ridF-1556-2013
person.identifier.ridF-4926-2013
person.identifier.scopus-author-id58037847800
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