O MOODLE como ferramenta de apoio a Algoritmia.
dc.contributor.author | Pimenta, Pedro Cravo | |
dc.contributor.author | Sobral, Sónia Rolland | |
dc.date.accessioned | 2014-02-26T15:45:24Z | |
dc.date.available | 2014-02-26T15:45:24Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | O ensino introdutório de programação nos primeiros anos das Licenciaturas da área da Informática tem uma elevada taxa de reprovações. É um insucesso muitas vezes causador de abandono escolar ou de desmotivação. Porém, pelo seu aspecto propedêutico é uma matéria curricular chave determinante na formação dos alunos e onde o seu desempenho influirá decisivamente no êxito do resto dos estudos da Licenciatura. O b-learning num ambiente construtivista “à Bolonha” aparece como uma possibilidade de solução para este grave problema de insucesso. A questão fundamental que se põe, particularmente com Bolonha é: esta possibilidade de solução resulta? Diminui o insucesso? Para responder a esta questão ealizou-se esta investigação que usou a plataforma MOODLE, decorreu em dois anos lectivos sucessivos e teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao primeiro ano das Licenciaturas em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No primeiro ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No segundo ano permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles, e já se realizou no paradigma de Bolonha com a consequente mudança traduzida na nova aproximação ao ensino centrado no aluno e no desenvolvimento das suas competências. Retiraram-se várias lições para alunos, docentes e instituições e concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em elação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos. | pt |
dc.identifier.citation | Sobral, S.R., & Pimenta, P.C. (2008). O MOODLE como ferramenta de apoio a Algoritmia, In CAPSI'08: atas da Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Setúbal. | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/658 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | open access | |
dc.subject | B-learning | pt |
dc.subject | Ensino de programação | pt |
dc.subject | Estratégias de e-aprendizagem | pt |
dc.title | O MOODLE como ferramenta de apoio a Algoritmia. | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies | |
person.familyName | Sobral | |
person.givenName | Sónia Rolland | |
person.identifier.ciencia-id | ED15-C9EC-5996 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5041-3597 | |
person.identifier.rid | G-2227-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 37091626900 | |
relation.isAuthorOfPublication | 2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1