O MOODLE como ferramenta de apoio a Algoritmia.

dc.contributor.authorPimenta, Pedro Cravo
dc.contributor.authorSobral, Sónia Rolland
dc.date.accessioned2014-02-26T15:45:24Z
dc.date.available2014-02-26T15:45:24Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractO ensino introdutório de programação nos primeiros anos das Licenciaturas da área da Informática tem uma elevada taxa de reprovações. É um insucesso muitas vezes causador de abandono escolar ou de desmotivação. Porém, pelo seu aspecto propedêutico é uma matéria curricular chave determinante na formação dos alunos e onde o seu desempenho influirá decisivamente no êxito do resto dos estudos da Licenciatura. O b-learning num ambiente construtivista “à Bolonha” aparece como uma possibilidade de solução para este grave problema de insucesso. A questão fundamental que se põe, particularmente com Bolonha é: esta possibilidade de solução resulta? Diminui o insucesso? Para responder a esta questão ealizou-se esta investigação que usou a plataforma MOODLE, decorreu em dois anos lectivos sucessivos e teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao primeiro ano das Licenciaturas em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No primeiro ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No segundo ano permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles, e já se realizou no paradigma de Bolonha com a consequente mudança traduzida na nova aproximação ao ensino centrado no aluno e no desenvolvimento das suas competências. Retiraram-se várias lições para alunos, docentes e instituições e concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em elação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos.pt
dc.identifier.citationSobral, S.R., & Pimenta, P.C. (2008). O MOODLE como ferramenta de apoio a Algoritmia, In CAPSI'08: atas da Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Setúbal.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/658
dc.language.isoporpt
dc.rightsopen access
dc.subjectB-learningpt
dc.subjectEnsino de programaçãopt
dc.subjectEstratégias de e-aprendizagempt
dc.titleO MOODLE como ferramenta de apoio a Algoritmia.pt
dc.typeconferenceObjectpt
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameREMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
person.familyNameSobral
person.givenNameSónia Rolland
person.identifier.ciencia-idED15-C9EC-5996
person.identifier.orcid0000-0002-5041-3597
person.identifier.ridG-2227-2014
person.identifier.scopus-author-id37091626900
relation.isAuthorOfPublication2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EnviarCapsi08.pdf
Size:
814.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format