Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação

dc.contributor.authorAlves, Maria Fernanda Pinho de Oliveirapt_PT
dc.date.accessioned2009-04-30T12:11:13Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T17:59:48Z
dc.date.available2009-04-30T12:11:13Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T17:59:48Z
dc.date.issued2007pt_PT
dc.descriptionO ficheiro carregado diz respeito ao volume 1 da Dissertação de Mestrado.pt_PT
dc.description.abstractA evolução que gradualmente se tem vindo a sentir, ao longo dos tempos, relativamente à avaliação começa a ter um novo rumo com objectivos que marcam a diferença - desenvolver competências. Existe um envolvimento consciente e assumido na realização das tarefas. Neste processo só aprende quem quer aprender. Exige-se que o aluno seja persistente, responsável para ultrapassar as dificuldades que eventualmente possam surgir. Na elaboração do portfólio o aluno é encorajado a reflectir e a estabelecer objectivos, comprometendo também os pais nesta avaliação por meio de diferentes e variadas comunicações. O portfólio é considerado como estratégia de avaliação. Esta pressupõe uma concepção da aprendizagem num processo supervisivo, quer a nível das crianças do pré-escolar quer a nível da formação de educadores de infância - processo contínuo de mudança e sempre a evoluir. A supervisão visa o desenvolvimento e a aprendizagem dos profissionais - professores que supervisionam a gerem o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus alunos. No nosso estudo, adoptou-se a estratégia investigativa de estudo de caso, com uma amostra de caso de três crianças de 5 anos de idade, aleatoriamente escolhidas e também a formação de educadoras de infância inscritos numa Oficina de Formação. A estratégia investigativa adoptada foi de cariz colaborativo na sua recolha de pesquisa bibliográfica adoptada ao contexto na feitura de materiais de apoio e de observação, com relevância para a construção de um portfólio avaliativo de criança, por formanda a apresentar como requisito final.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: prof. Doutora Maria José Cardoso Monteiro de Sá-Correia.pt_PT
dc.identifier.citationAlves, M. F. P. O. (2007). Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/69pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 256pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/69
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectPortfólios dos alunospt_PT
dc.subjectTME
dc.titlePortfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formaçãopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 256.pdf
Size:
1.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format