Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação
dc.contributor.author | Alves, Maria Fernanda Pinho de Oliveira | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-04-30T12:11:13Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T17:59:48Z | |
dc.date.available | 2009-04-30T12:11:13Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T17:59:48Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_PT |
dc.description | O ficheiro carregado diz respeito ao volume 1 da Dissertação de Mestrado. | pt_PT |
dc.description.abstract | A evolução que gradualmente se tem vindo a sentir, ao longo dos tempos, relativamente à avaliação começa a ter um novo rumo com objectivos que marcam a diferença - desenvolver competências. Existe um envolvimento consciente e assumido na realização das tarefas. Neste processo só aprende quem quer aprender. Exige-se que o aluno seja persistente, responsável para ultrapassar as dificuldades que eventualmente possam surgir. Na elaboração do portfólio o aluno é encorajado a reflectir e a estabelecer objectivos, comprometendo também os pais nesta avaliação por meio de diferentes e variadas comunicações. O portfólio é considerado como estratégia de avaliação. Esta pressupõe uma concepção da aprendizagem num processo supervisivo, quer a nível das crianças do pré-escolar quer a nível da formação de educadores de infância - processo contínuo de mudança e sempre a evoluir. A supervisão visa o desenvolvimento e a aprendizagem dos profissionais - professores que supervisionam a gerem o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus alunos. No nosso estudo, adoptou-se a estratégia investigativa de estudo de caso, com uma amostra de caso de três crianças de 5 anos de idade, aleatoriamente escolhidas e também a formação de educadoras de infância inscritos numa Oficina de Formação. A estratégia investigativa adoptada foi de cariz colaborativo na sua recolha de pesquisa bibliográfica adoptada ao contexto na feitura de materiais de apoio e de observação, com relevância para a construção de um portfólio avaliativo de criança, por formanda a apresentar como requisito final. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: prof. Doutora Maria José Cardoso Monteiro de Sá-Correia. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Alves, M. F. P. O. (2007). Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/69 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 256 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/69 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento de competências | pt_PT |
dc.subject | Supervisão pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Portfólios dos alunos | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1