Os desafios atuais do ensino de História e Geografia

dc.contributor.advisorMartin, Bruno, orientador científico
dc.contributor.advisorFreitas, Isabel Vaz de
dc.contributor.advisorAbelha, Marta
dc.contributor.authorOliveira, José Luís da Silva
dc.date.accessioned2016-12-27T14:37:15Z
dc.date.available2016-12-27T14:37:15Z
dc.date.issued2013-12-30
dc.date.submitted2013-12
dc.description.abstractO presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer a todos os leitores a minha intervenção educativa no terceiro ciclo e no ensino secundário. A intervenção educativa relatada foi desenvolvida durante o estágio integrado no ensino de História e Geografia nos ciclos anteriormente mencionados. Neste relatório estão explanadas as atividades desenvolvidas durante a Prática Pedagógica e a importância das mesmas para o desenvolvimento dos alunos. Ao long do relatório também comento a importância do desenvolvimento da comunidade incluindo os pais na educação dos alunos. O estudante de Prática Pedagógica neste relatório descreve e analisa toda a organização da prática pedagógica, para além desta abordagem propõe uma planificação organizada das atividades de ensino e aprendizagem a desenvolver e a sua avaliação, tendo em conta as implicações para o futuro do professor. Apoiando-se em fundamentação teórica, faz uma abordagem reflexiva sobre os desafios atuais que se colocam ao professor no ensino da História e Geografia. Num contexto de iniciação à prática profissional e seguindo o paradigma de uma pedagogia por competências, importa refletir sobre as práticas docentes enquanto estagiário, tomando como referência o atual contexto, tendo ainda em atenção toda a atual conjuntura educativa que é cada vez mais complexa e na qual professores e alunos se vêm integrados como atores principais. Co a execução deste relatório cheguei à conclusão do qunto é importante os docentes assumirem uma atitude observadora, reflexiva e colaborarem entre si. No que reporta ao desenvolvimento dos alunos aferi a importância de utilizar opções metodológicas que defendem o aluno como um ser ativo e capaz de tomar decisões.pt_PT
dc.identifier.citationOliveira, J. L. S. (2013). Os desafios atuais do ensino de História e Geografia.(Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Porto. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1676pt_PT
dc.identifier.tid201491850
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1676
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesafiospt_PT
dc.subjectAbordagem reflexivapt_PT
dc.subjectPré-requisitospt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectChallengespt_PT
dc.subjectReflexive approachpt_PT
dc.subjectPre requisitespt_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.subject.fosEducationpt_PT
dc.titleOs desafios atuais do ensino de História e Geografiapt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameCIAUD-UPT - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design
person.familyNameFreitas
person.familyNameAbelha
person.givenNameIsabel Vaz de
person.givenNameMarta
person.identifier.ciencia-id4C1C-C5D6-1369
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0002-1277-3700
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.ridA-5618-2018
person.identifier.ridH-1160-2016
person.identifier.scopus-author-id57196085671
person.identifier.scopus-author-id35772219700
relation.isAdvisorOfPublication3fc30f35-17bf-4d2a-8356-343b22f242b4
relation.isAdvisorOfPublicationb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery3fc30f35-17bf-4d2a-8356-343b22f242b4
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Ensino da História e Geografiapt_PT

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMEHG 11.pdf
Size:
35.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format