Importância do Modelo de Bronfenbrenner para análise da abordagem inovadora no âmbito dos direitos da criança
dc.contributor.author | Galinha, Sónia Alexandre | |
dc.contributor.author | Carvalho, Olívia da Conceição | |
dc.contributor.author | Espinho, Helena Ferraz | |
dc.contributor.author | São João, Ricardo Miguel Vieira de | |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T13:05:56Z | |
dc.date.available | 2024-04-22T13:05:56Z | |
dc.date.issued | 2024-04-12 | |
dc.description.abstract | As ciências da educação e psicológicas solicitam cada vez mais um olhar sistémico (Bronfenbrenner, 1996; Bronfenbrenner, Morris, 1998, 2007; Carvalho et al., 2019). Com o objetivo de identificar o entendimento dos adolescentes quanto aos seus fatores protetores para uma melhor cidadania, vários estudos a partir do “Inventário de auto-relato sobre direitos de adolescentes” (adaptado de Souza, 2012) permitem avaliar o conhecimento e cumprimento dos direitos sobre: Saúde, Alimentação, Serviços jurídicos, Lazer, Proteção contra a negligência e prevenção, Identidade, Livre associação e participação em organizações estudantis, Liberdade de opinião e expressão e participação em contexto escolar e familiar, Acesso a informação apropriada, Proteção contra a violência, Privacidade e ainda Proteção contra a discriminação religiosa e racial. Tal como no Modelo de Bronfenbrenner (1996) deverá compreender-se a influência das características dos diversos contextos no desenvolvimento dos seus sujeitos e de capacitar, através de ações de prevenção ou de acompanhamento, ou em articulação, na modificação de ambientes para o desenvolvimento. | |
dc.identifier.citation | Galinha, S. A., Carvalho, O. C., Espinho, H. F., & João, R. M. V. S. (2024). Importância do Modelo de Bronfenbrenner para análise da abordagem inovadora no âmbito dos direitos da criança. Brazilian Journal of Development, 10(4), e68848, 1-10. https://doi.org/10.34117/bjdv10n4-023. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/5597 | |
dc.identifier.issn | 2525-8761 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11328/5597 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. | |
dc.relation.hasversion | https://doi.org/10.34117/bjdv10n4-023 | |
dc.rights | open access | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Desenvolvimento | |
dc.subject | Direitos da criança | |
dc.subject | Educação | |
dc.subject | Formação | |
dc.subject | Inovação educacional | |
dc.title | Importância do Modelo de Bronfenbrenner para análise da abordagem inovadora no âmbito dos direitos da criança | |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 10 | |
oaire.citation.issue | 4 | |
oaire.citation.startPage | 1 | |
oaire.citation.title | Brazilian Journal of Development (BJD) | |
oaire.citation.volume | 10 | |
person.affiliation.name | IJP - Instituto Jurídico Portucalense | |
person.familyName | Carvalho | |
person.givenName | Olívia da Conceição | |
person.identifier.ciencia-id | FA19-7B5C-E2F3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6968-5277 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57211886778 | |
relation.isAuthorOfPublication | aff65b05-63c9-4ea4-89f0-c9e76e3db94d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | aff65b05-63c9-4ea4-89f0-c9e76e3db94d |
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