Implementação de PBL no curso de Educação Social: resultados de um estudo piloto na Universidade Portucalense

dc.contributor.authorFernandes, Sara M.
dc.contributor.authorFernandes, Sandra
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.contributor.authorAlbuquerque, Ana Sílvia
dc.date.accessioned2018-03-19T12:26:20Z
dc.date.available2018-03-19T12:26:20Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractThis study aims to describe the implementation of a PBL approach in a Social Education Programme at the Portucalense University (UPT) and to analyse student's perceptions about their participation in the project, namely the main advantages and difficulties in regard to the PBL approach implemented in this context. The idea of the project emerged from the participation of the teachers in a training session about Active Learning, which provided the opportunity to development this experience. In 2017/2018, three curricular units of the 2nd year of the programme, namely, "Adult Education", "Education for Health" and "Education Mediation" developed an interdisciplinary project, based on the topic of addictive behaviours and dependencies. Students opinions were collected through a questionnaire, applied at the start and at the end of the project. The results, based on students' perceptions, suggest a positive view of the PBL experience. Student highlight creativity, problem solving skills, oral and written communication skills, project management skills, interpersonal skills and teamwork as the main skills developed during the PBL project.pt_PT
dc.description.abstractEste estudo tem como principal objetivo descrever uma experiência piloto de implementação da metodologia de PBL no contexto da Licenciatura em Educação Social da Universidade Portucalense (UPT) e conhecer as perceções dos estudantes e no que se refer às potencialidades e dificuldades identificadas na implementação da metodologia de PBL neste contexto. A iniciativa surgiu no âmbito da participação das docentes numa formação pedagógica de Aprendizagem Ativa, resultando na oportunidade para desenvolver um projeto interdisciplinar no âmbito das unidades curriculares lecionadas pelas respetivas docentes, no 2.º ano do respetivo curso. Deste modo, em 2017/2018, três unidades curiculares (UCs), nomeadamente, "Formação de Adultos", "Educação para a Saúde" e, por último, "Mediação Educacional", desenvolveram um projeto interdisciplinar, subordinado à temática da intervenção socioeducativa em comportamentos aditivos e dependências. Este foi o tema escolhido para o projeto piloto que procura integrar os resultados de aprendizagem específicos de cada uma das UCs, bem como as suas estratégias de avaliação, num projeto comum, que permite a articulação curricular e o desenvolvimento de um conjunto de competências transversais fundamentais. Os resultados sugerem um balanço positivo por parte dos estudantes envolvidos no projeto, destacando a criatividade, a capacidade de resolução de conflitos, competências de comunicação oral e escrita, competências ao nível de gestão de projetos, competências de realcionamento interpessoal e o trabalho em equipa como as principais competências trabalhadas e desenvolvidas durante o projeto PBL.pt_PT
dc.identifier.citationFernandes, S., Abelha, M., Fernandes, S.M. & Albuquerque, A. (2018). Implementação de PBL no curso de Educação Social: Resultados de um estudo piloto na Universidade Portucalense. In R. M. Lima, V. Villas-Boas, A. L. Aquere, J. Mello (Eds.), Proceedings of the PAEE/ALE’2018, 10th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 15th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE), University of Brasília, Brasília, Brazil, 28 Feb.-02 Mar.2018, PAEE – Project Approaches in Engineering Education Association and Department of Production and Systems, School of Engineering of University of Minho, Portugal, (pp. 446-455). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2125pt_PT
dc.identifier.issn2183-1378
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2125
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectProject-based Learning (BL)pt_PT
dc.subjectInterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectSocio-educational interventionpt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectIntervenção socioeducativapt_PT
dc.titleImplementação de PBL no curso de Educação Social: resultados de um estudo piloto na Universidade Portucalensept_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage446pt_PT
degois.publication.lastPage455pt_PT
degois.publication.locationBrasília, Brazilpt_PT
degois.publication.titleProceedings of the PAEE/ALE’2018, 10th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 15th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE)pt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameFernandes
person.familyNameFernandes
person.familyNameAbelha
person.familyNameAlbuquerque
person.givenNameSara M.
person.givenNameSandra
person.givenNameMarta
person.givenNameAna Sílvia
person.identifier.ciencia-id5B1A-1694-0186
person.identifier.ciencia-idD617-2C98-5011
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.ciencia-id8611-A9D7-96F2
person.identifier.orcid0000-0003-4257-0530
person.identifier.orcid0000-0003-4712-4249
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.orcid0000-0003-1161-561X
person.identifier.ridG-9849-2016
person.identifier.ridQ-2679-2019
person.identifier.ridH-1160-2016
person.identifier.scopus-author-id57213450875
person.identifier.scopus-author-id16315361800
person.identifier.scopus-author-id35772219700
person.identifier.scopus-author-id57204141984
relation.isAuthorOfPublicationbfc63547-8cbd-4aca-b548-1388c1a5c8d8
relation.isAuthorOfPublication31cac8f7-2343-4567-9a41-454606455b42
relation.isAuthorOfPublicationb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
relation.isAuthorOfPublication68f32c70-5d95-4084-8b90-4fd4459768a2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybfc63547-8cbd-4aca-b548-1388c1a5c8d8

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
2018_PAEE-ALE_Fernandes_et_al_.pdf
Tamanho:
2.42 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format