Rendimento escolar no ensino básico português: Impacto do raciocínio, dos afetos e da qualidade de relacionamentos

dc.contributor.authorCosta-Lobo, Cristina
dc.contributor.authorMatamá, Joana
dc.contributor.authorNascimento, Maria Daniela
dc.date.accessioned2019-01-09T10:55:51Z
dc.date.available2019-01-09T10:55:51Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractIntrodução O ambiente escolar assume especial importância na vida das crianças e jovens dado que ocupa grande parte do seu tempo (Rocha et al., 2011), sendo igualmente responsável pelo processo de aprendizagem na aquisição de conhecimentos e competências (Rocha et al., 2011; Oliveira; Marinho-Araújo, 2010; Wang; Eccles, 2013) e preparação para as necessidades da vida quotidiana (Spinath; Eckert; Steinmayr, 2014; Wang; Eccles, 2013). A aprendizagem é um processo que depende da interação das características do indivíduo e do contexto em que se insere (Lourenço; Paiva, 2010), exigindo esforço e dedicação para alcançar sucesso escolar (Lourenço; Paiva, 2010; Silva; Duarte, 2012). Esta temática é uma das preocupações dominantes da investigação cientí/ca nas últimas décadas (Prata; Barbosa-Ducharne; Gonçalves; Cruz, 2013), pelo que se justi/cam estudos que analisem fatores que in5uenciam o rendimento escolar e expliquem o sucesso escolar (Prata et al., 2013; Silva; Duarte, 2012). Neste âmbito, iremos abordar alguns fatores que parecem in5uenciar a aprendizagem e o rendimento escolar, nomeadamente algumas características sociodemográ/cas, familiares e escolares, e, em especial, o raciocínio e a afetividade que se tem revelado em diversos estudos como dois fatores interligados e fundamentais no âmbito escolar. (...)pt_PT
dc.identifier.citationCosta-Lobo, C., Matamá, J., & Nascimento, M. D. (2018). Rendimento escolar no ensino básico português: Impacto do raciocínio, dos afetos e da qualidade de relacionamentos. In F. M. Santos, & K. V. Pina (orgs.), A escola pública de que precisamos: Novas perspectivas para alunos e professores (pp. 43-60). Jundiaí, SP: Paco. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2517pt_PT
dc.identifier.isbn978-85-462-1122-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2517
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherJundiaí Editorialpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.titleRendimento escolar no ensino básico português: Impacto do raciocínio, dos afetos e da qualidade de relacionamentospt_PT
dc.typebook partpt_PT
degois.publication.firstPage43pt_PT
degois.publication.lastPage60pt_PT
degois.publication.titleA escola pública de que precisamos: Novas perspectivas para aluno e professorespt_PT
dspace.entity.typePublicationen
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