Rendimento escolar no ensino básico português: Impacto do raciocínio, dos afetos e da qualidade de relacionamentos
dc.contributor.author | Costa-Lobo, Cristina | |
dc.contributor.author | Matamá, Joana | |
dc.contributor.author | Nascimento, Maria Daniela | |
dc.date.accessioned | 2019-01-09T10:55:51Z | |
dc.date.available | 2019-01-09T10:55:51Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Introdução O ambiente escolar assume especial importância na vida das crianças e jovens dado que ocupa grande parte do seu tempo (Rocha et al., 2011), sendo igualmente responsável pelo processo de aprendizagem na aquisição de conhecimentos e competências (Rocha et al., 2011; Oliveira; Marinho-Araújo, 2010; Wang; Eccles, 2013) e preparação para as necessidades da vida quotidiana (Spinath; Eckert; Steinmayr, 2014; Wang; Eccles, 2013). A aprendizagem é um processo que depende da interação das características do indivíduo e do contexto em que se insere (Lourenço; Paiva, 2010), exigindo esforço e dedicação para alcançar sucesso escolar (Lourenço; Paiva, 2010; Silva; Duarte, 2012). Esta temática é uma das preocupações dominantes da investigação cientí/ca nas últimas décadas (Prata; Barbosa-Ducharne; Gonçalves; Cruz, 2013), pelo que se justi/cam estudos que analisem fatores que in5uenciam o rendimento escolar e expliquem o sucesso escolar (Prata et al., 2013; Silva; Duarte, 2012). Neste âmbito, iremos abordar alguns fatores que parecem in5uenciar a aprendizagem e o rendimento escolar, nomeadamente algumas características sociodemográ/cas, familiares e escolares, e, em especial, o raciocínio e a afetividade que se tem revelado em diversos estudos como dois fatores interligados e fundamentais no âmbito escolar. (...) | pt_PT |
dc.identifier.citation | Costa-Lobo, C., Matamá, J., & Nascimento, M. D. (2018). Rendimento escolar no ensino básico português: Impacto do raciocínio, dos afetos e da qualidade de relacionamentos. In F. M. Santos, & K. V. Pina (orgs.), A escola pública de que precisamos: Novas perspectivas para alunos e professores (pp. 43-60). Jundiaí, SP: Paco. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2517 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-85-462-1122-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/2517 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Jundiaí Editorial | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Rendimento escolar no ensino básico português: Impacto do raciocínio, dos afetos e da qualidade de relacionamentos | pt_PT |
dc.type | book part | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 43 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 60 | pt_PT |
degois.publication.title | A escola pública de que precisamos: Novas perspectivas para aluno e professores | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Rendimento escolar no ensino básico.pdf
- Size:
- 321.17 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format