O desafio de qualificar na sociedade do conhecimento o processo de RVCC: estudo de caso.
Files
Date
2010
Embargo
Authors
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
Pretendemos com este trabalho de investigação, desenvolvido no domínio da
Educação/Formação de Adultos, estudar e compreender os Sistemas de Reconhecimento,
Validação e Certificação de Competências, adquiridas pelos adultos ao longo da sua vida
em contextos não-formais e informais. Centrámos o nosso estudo no período de actividade
da ANQ (Agência Nacional para a Qualificação), com a Iniciativa Novas Oportunidades.
Na primeira parte, a nossa investigação incidiu na evolução da Educação/Formação de
adultos ao longo dos tempos, tratámos algumas das principais teorias e abordagens na
Educação e Formação de Pessoas Adultas e ainda procedemos à análise de alguns modelos
de Educação/Formação baseados em competências.
Na segunda parte, apresentamos o estudo de caso de RVCC num Centro Novas
Oportunidades, realizado através da análise de um inquérito aplicado aos adultos já
certificados pelo CNO, com o objectivo de fazer uma auto-avaliação das suas
competências-Chave em vários domínios e circunstâncias da vida e, para cada uma delas,
saber como classificam o seu desempenho e avaliam a efectiva importância que a
qualificação escolar obtida e os conhecimentos e competências que desenvolveram terão
tido em diferentes contextos da sua vida.
Verificámos, ao longo do nosso percurso de investigação, certas tensões e paradoxos a
nível de funcionamento do sistema, nomeadamente identificando alguns aspectos críticos
ao nível metodológico e político, configurando-se a necessidade da melhoria continuada
das organizações que compõem o sistema.
With this research, developed in the area of Adult Learning we intend to study and
understand the national system of Recognition, Validation and Certification of Skills, that
adults have acquired throughout their lives. This acquisition is the product both of nonformal
and informal contexts. We concentrate our study in the period of the ANQ´s activity.
Our main target is to contribute to the understanding of an innovative issue, the RVCC,
that constitutes a new theoretical approach to the Life Long Learning.
In the first part, our investigation fell upon the evolution of adults´ Education/
Formation throughout time. We deal with some of the main theories and approaches
concerning this issue and we analyse some models of Education / Formation based on skills.
In the second part, we present the RVCC case study in a CNO. This study was
accomplished through the analysis of a survey administered to the adults that are already
certified by the CNO. The aim of that survey is to self-evaluate their key competences in
several areas and life circumstances, so that each adult knows how to grade their
performance and evaluate the actual importance that the obtained school qualification and
the skills and competences developed have had in different areas of their lives.
Throughout the course of our investigation, there were some tensions and paradoxes
regarding the working method of the system, namely identifying some critical aspects
concerning the political and methodological level. Thus, there is a need for continuous
improvement of the organizations that constitute the system.
Keywords
Educação de Adultos, Qualificação, Competências, Validação
Document Type
Doctoral thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Sá, J.A. (2010). O desafio de qualificar na sociedade do conhecimento o processo de RVCC: estudo de caso. (Tese de doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal.
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access
Sponsorship
Orientação: Prof.ª Doutora Cláudia Maria Amaral Teixeira.