Impacte do Processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico na área das Ciências Físicas e Naturais e na relação do professor com o trabalho curricular
dc.contributor.author | Martins, Idalina | |
dc.contributor.author | Roldão, Maria do Céu | |
dc.contributor.author | Costa, Nilza | |
dc.contributor.author | Abelha, Marta | |
dc.date.accessioned | 2017-12-13T12:13:08Z | |
dc.date.available | 2017-12-13T12:13:08Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | Esta comunicação assume-se como um contributo para a compreensão do impacte da implementação do Processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico na mudança das práticas curriculares e das dinâmicas de trabalho docente, nomeadamente dos professores que leccionam a área das Ciências Físicas e Naturais. A sua sustentação teórica e os resultados apresentados resultam de dois projectos de investigação que, apesar de distintos, foram desenvolvidos em rede, e que se centraram nas duas questões seguintes: Como estão a apropriar-se os professores, do 1º Ciclo e do 4º Grupo do 2º Ciclo, da actual abordagem curricular perspectivada para o desenvolvimento de competências, em particular das definidas para a área das Ciências Físicas e Naturais? (Martins, 2005) e Que tipo de Cultura Docente é promovida ao nível do Departamento Curricular das Ciências? (Abelha, 2005). A interligação destas duas questões centra-se na convicção de que uma abordagem curricular orientada para a gestão mais autónoma do currículo pelos professores e perspectivada para o desenvolvimento de competências nos e com os alunos pressupõe a existência de uma cultura de colaboração docente. A metodologia de investigação adoptada assumiu uma natureza interpretativa, socorrendo-se de abordagens essencialmente qualitativas, complementares de um levantamento inicial de carácter quantitativo. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram o inquérito, por questionário e entrevista, e a análise documental. Os resultados encontrados evidenciam que a assunção da actual abordagem curricular perspectivada para o desenvolvimento de competências nos e com os alunos e a descoberta de novos sentidos para a ideia de colectivo profissional são, ainda, realidades débeis que se traduzem em constrangimentos a nível da gestão curricular e das relações de trabalho docente. Tais limitações aparecem associadas a características persistentes da cultura profissional dominante. Será, também, objecto desta comunicação a apresentação de áreas de intervenção (sugestões) passíveis de inverter a situação referida, decorrentes da informação proveniente da investigação destes dois estudos. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0873-3600 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/2006 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Gestão curricular | pt_PT |
dc.subject | Competência | pt_PT |
dc.subject | Trabalho docente | pt_PT |
dc.subject | Ensino das ciências | pt_PT |
dc.title | Impacte do Processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico na área das Ciências Físicas e Naturais e na relação do professor com o trabalho curricular | pt_PT |
dc.type | journal article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 263 | pt_PT |
degois.publication.issue | 13 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 273 | pt_PT |
degois.publication.location | Porto | pt_PT |
degois.publication.title | Revista Saber & Educar | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.familyName | Abelha | |
person.givenName | Marta | |
person.identifier.ciencia-id | 9D1F-94B0-794A | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7105-3722 | |
person.identifier.rid | H-1160-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35772219700 | |
relation.isAuthorOfPublication | b796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff | |
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