Estruturas organizacionais de escola e (re)organização escolar: as imagens e as práticas dos actores

dc.contributor.authorNóbrega, Luís Carlos Ferreirapt_PT
dc.date.accessioned2009-04-17T18:23:29Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:01:00Z
dc.date.available2009-04-17T18:23:29Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:01:00Z
dc.date.issued2006pt_PT
dc.descriptionCota: TME 262pt_PT
dc.description.abstractA escola foi, e sempre será uma fonte inesgotável de temas de investigação em educação. Tendo como referente organizacional, as mudanças que se operam ou estão a operar num Agrupamento de Escolas com origem formal e legal na aplicação dos Decretos-Leis nº 115-A/98, de 4 de Maio e nº 6/2001, de 18 de Janeiro, este trabalho apresenta os resultados de uma investigação cujo tema central incide sobre que imagens e que práticas têm os docentes das estruturas organizacionais de escola e da (re)organização curricular. Trata-se de um texto que se sustenta numa reflexão sobre a Escola, quer como organização, quer sobre o núcleo definidor da sua existência - o currículo. São referências teóricas desta investigação os diferentes modelos de organização escolar e teorias curriculares a partir dos quais se reflete sobre os processos de mudança organizacionais e curriculares que se estão a operar nas escolas portuguesas. Do ponto de vista metodológico, o trabalho insere-se num modelo de investigação empírica do tipo interpretativa, próximo do estudo de caso. A análise efectuada sobre as imagens e as práticas dos docentes, envolvidos no estudo, foi possível constatar a existência de alguma ambiguidade quanto ao entendimento que fazem de conceitos essenciais como currículo e autonomia. Constatámos, ainda, alguma consciência da necessidade de mudanças, quanto aos métodos de ensino ou na criação de novas dinâmicas de trabalho de equipa.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Doutora Ana Maria Mouraz Lopespt_PT
dc.identifier.citationNóbrega, L. C. F. (2006). Estruturas organizacionais de escola e (re)organização escolar: as imagens e as práticas dos actores educativos [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/207pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/207
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectTME
dc.titleEstruturas organizacionais de escola e (re)organização escolar: as imagens e as práticas dos actorespt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Files

Original bundle

Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 262 (Anexos).pdf
Size:
1.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 262.pdf
Size:
1.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format