Estruturas organizacionais de escola e (re)organização escolar: as imagens e as práticas dos actores
dc.contributor.author | Nóbrega, Luís Carlos Ferreira | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-04-17T18:23:29Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:01:00Z | |
dc.date.available | 2009-04-17T18:23:29Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:01:00Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_PT |
dc.description | Cota: TME 262 | pt_PT |
dc.description.abstract | A escola foi, e sempre será uma fonte inesgotável de temas de investigação em educação. Tendo como referente organizacional, as mudanças que se operam ou estão a operar num Agrupamento de Escolas com origem formal e legal na aplicação dos Decretos-Leis nº 115-A/98, de 4 de Maio e nº 6/2001, de 18 de Janeiro, este trabalho apresenta os resultados de uma investigação cujo tema central incide sobre que imagens e que práticas têm os docentes das estruturas organizacionais de escola e da (re)organização curricular. Trata-se de um texto que se sustenta numa reflexão sobre a Escola, quer como organização, quer sobre o núcleo definidor da sua existência - o currículo. São referências teóricas desta investigação os diferentes modelos de organização escolar e teorias curriculares a partir dos quais se reflete sobre os processos de mudança organizacionais e curriculares que se estão a operar nas escolas portuguesas. Do ponto de vista metodológico, o trabalho insere-se num modelo de investigação empírica do tipo interpretativa, próximo do estudo de caso. A análise efectuada sobre as imagens e as práticas dos docentes, envolvidos no estudo, foi possível constatar a existência de alguma ambiguidade quanto ao entendimento que fazem de conceitos essenciais como currículo e autonomia. Constatámos, ainda, alguma consciência da necessidade de mudanças, quanto aos métodos de ensino ou na criação de novas dinâmicas de trabalho de equipa. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof. Doutora Ana Maria Mouraz Lopes | pt_PT |
dc.identifier.citation | Nóbrega, L. C. F. (2006). Estruturas organizacionais de escola e (re)organização escolar: as imagens e as práticas dos actores educativos [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/207 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/207 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | TME | |
dc.title | Estruturas organizacionais de escola e (re)organização escolar: as imagens e as práticas dos actores | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |