Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise.
dc.contributor.author | Anjos, Madalena da Graça Pereira Rodrigues dos | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-06-12T15:10:19Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:01:07Z | |
dc.date.available | 2009-06-12T15:10:19Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:01:07Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_PT |
dc.description | Nenhum | pt_PT |
dc.description.abstract | No âmbito dos estudos realizados com professores, a crise de identidade profissional é um problema actual que tem suscitado investigações em diversos países. Este problema afecta muitos professores e comporta varias implicações negativas, nomeadamente sobre a qualidade do ensino, pelo que convém ser investigado na perspectiva de serem encontradas possíveis hipóteses de intervenção que possam contribuir para o equilíbrio e a busca de uma nova identidade profissional. Alguns estudos têm permitido identificar os factores que estão na base da crise de identidade profissional, contribuindo para a compreensão deste fenómeno e para a formulação de algumas propostas que podem conduzir à edificação de uma nova identidade profissional. Em Portugal temos assistido nos últimos anos a mudanças a todos os níveis (politico, social, económico) que afectam a sociedade em geral e o sistema educativo em particular. A reforma Educativa dos anos 90 bem como as novas exigências sociais e educativas, transferiram para a escola funções que outrora eram assumidas por outras instâncias, tais como a família, exigindo novas funções e destabilizando o exercício profissional dos professores. Além disso, estes profissionais têm vindo a deparar-se com falta de condições de trabalho e com a degradação do estatuto sócio-profissional. De salientar que todas estas exigências nunca se fizeram acompanhar de melhorias na profissão. Apesar das sucessivas actualizações e da formação que lhes tem vindo a ser proporcionada, é impossível dar resposta às variadíssimas solicitações. Em consequência, os professores emergem numa profunda crise de identidade, conduzindo estes profissionais da educação a sentimentos de resistência às mudanças, à desmoralização e sentimentos de impotência. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof. Doutor João Paulo Ferreira Delgado | pt_PT |
dc.identifier.citation | Anjos, G. P. R. (2007). Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise [Dissertação de mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/230 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 357 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/230 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Profissão docente | pt_PT |
dc.subject | Identidade pessoal e profissional | pt_PT |
dc.subject | Professores do 1º CEB | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
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