Igualdade de acesso ao ensino superior

dc.contributor.authorSilva, Maria Manuela Magalhães
dc.contributor.authorTeixeira, Maria Emília
dc.date.accessioned2020-01-29T16:31:57Z
dc.date.available2020-01-29T16:31:57Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractUm dos princípios basilares de uma sociedade moderna traduz-se na ideia de justiça, com respeito pela dignidade da pessoa humana e pela igualdade de tratamento de todos os cidadãos perante a lei. Contudo, não obstante as já antigas e inevitáveis desigualdades sociais, um Estado social e democrata deve viabilizar ao indivíduo a possibilidade de ascender a níveis sociais e culturais diferentes daqueles onde se encontram ou se integraram de forma quase inata. Devem promover-se políticas que assegurem o acesso, de todo e qualquer cidadão, ao Ensino, designadamente ao Ensino Superior. Porém, atendendo ao (limitado) financiamento do sistema de ensino superior, realidade a que não nos podemos alhear sob pena de cairmos em utopia, coloca-se a importante questão de saber quais os critérios que devem presidir à seleção dos candidatos. Como gerir o direito de acesso ao ensino superior quando a procura é maior que a oferta (de vagas)? A questão é fulcral, pois se é verdade que o ensino superior constitui o alicerce de uma sociedade democrática, que assenta na igualdade de oportunidades, não menos verdade é que, idealmente, a seleção dos candidatos deveria fazer-se com base na méritocracia, onde só relevam as capacidades individuais de cada um. Contudo, as capacidades individuais de cada cidadão dependem muito das condicionantes físicas e psíquicas de cada cidadão, veja-se, por exemplo, a situação das pessoas com deficiência, a qual merece uma diferenciação positiva. Mas não se pense apenas nesta condicionante física e motora, mas também nas condicionantes culturais. Em Portugal, muito se tem discutido sobre a pertinência de se discriminar positivamente o acesso ao ensino superior de candidatos pertencentes a etnias minoritárias, como a comunidade cigana, estabelecendo-se, por exemplo, quotas mínimas de entrada. Propomo-nos efectuar um estudo comparado entre os sistemas de ensino europeus e traçar um quadro evolutivo do sistema de ensino.pt_PT
dc.identifier.citationMagalhães, M., & Teixeira, M. E. (2018). Igualdade de Acesso ao ensino superior. In B. Puebla-Martínez, R. Rubira-García, & S. Magro-Vela (Eds.), Procesos de comunicación en entornos educativos (cap. V, pp. 65-72). Sevilla: Egregius Ediciones. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2992pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-17270-59-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2992
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdiciones Egregiuspt_PT
dc.relation.ispartofseriesColección Comunicación y Pensamiento
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIgualdadept_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectMinoriaspt_PT
dc.titleIgualdade de acesso ao ensino superiorpt_PT
dc.typebook partpt_PT
degois.publication.firstPage65pt_PT
degois.publication.lastPage72pt_PT
degois.publication.titleProcesos de comunicación en entornos educativospt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameUniversidade Portucalense Infante D. Henrique
person.affiliation.nameIJP - Instituto Jurídico Portucalense
person.familyNameSilva
person.familyNameTeixeira
person.givenNameMaria Manuela Magalhães
person.givenNameMaria Emília
person.identifier.ciencia-idA118-1EE1-6B9A
person.identifier.ciencia-id301E-2E18-C8B6
person.identifier.orcid0000-0003-4261-7271
person.identifier.orcid0000-0001-9127-2148
person.identifier.ridF-4926-2013
person.identifier.ridH-3797-2017
person.identifier.scopus-author-id57658923700
relation.isAuthorOfPublicationfa3f942b-12d3-4ca5-8017-1808086349f3
relation.isAuthorOfPublicationb34f8920-b6af-41ec-b9bf-cc88ecfe6728
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfa3f942b-12d3-4ca5-8017-1808086349f3

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
Igualdade de acesso ao ensino superior.pdf
Tamanho:
152.36 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format