Igualdade de acesso ao ensino superior
dc.contributor.author | Silva, Maria Manuela Magalhães | |
dc.contributor.author | Teixeira, Maria Emília | |
dc.date.accessioned | 2020-01-29T16:31:57Z | |
dc.date.available | 2020-01-29T16:31:57Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Um dos princípios basilares de uma sociedade moderna traduz-se na ideia de justiça, com respeito pela dignidade da pessoa humana e pela igualdade de tratamento de todos os cidadãos perante a lei. Contudo, não obstante as já antigas e inevitáveis desigualdades sociais, um Estado social e democrata deve viabilizar ao indivíduo a possibilidade de ascender a níveis sociais e culturais diferentes daqueles onde se encontram ou se integraram de forma quase inata. Devem promover-se políticas que assegurem o acesso, de todo e qualquer cidadão, ao Ensino, designadamente ao Ensino Superior. Porém, atendendo ao (limitado) financiamento do sistema de ensino superior, realidade a que não nos podemos alhear sob pena de cairmos em utopia, coloca-se a importante questão de saber quais os critérios que devem presidir à seleção dos candidatos. Como gerir o direito de acesso ao ensino superior quando a procura é maior que a oferta (de vagas)? A questão é fulcral, pois se é verdade que o ensino superior constitui o alicerce de uma sociedade democrática, que assenta na igualdade de oportunidades, não menos verdade é que, idealmente, a seleção dos candidatos deveria fazer-se com base na méritocracia, onde só relevam as capacidades individuais de cada um. Contudo, as capacidades individuais de cada cidadão dependem muito das condicionantes físicas e psíquicas de cada cidadão, veja-se, por exemplo, a situação das pessoas com deficiência, a qual merece uma diferenciação positiva. Mas não se pense apenas nesta condicionante física e motora, mas também nas condicionantes culturais. Em Portugal, muito se tem discutido sobre a pertinência de se discriminar positivamente o acesso ao ensino superior de candidatos pertencentes a etnias minoritárias, como a comunidade cigana, estabelecendo-se, por exemplo, quotas mínimas de entrada. Propomo-nos efectuar um estudo comparado entre os sistemas de ensino europeus e traçar um quadro evolutivo do sistema de ensino. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Magalhães, M., & Teixeira, M. E. (2018). Igualdade de Acesso ao ensino superior. In B. Puebla-Martínez, R. Rubira-García, & S. Magro-Vela (Eds.), Procesos de comunicación en entornos educativos (cap. V, pp. 65-72). Sevilla: Egregius Ediciones. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2992 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-84-17270-59-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/2992 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Ediciones Egregius | pt_PT |
dc.relation.ispartofseries | Colección Comunicación y Pensamiento | |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Igualdade | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Minorias | pt_PT |
dc.title | Igualdade de acesso ao ensino superior | pt_PT |
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degois.publication.title | Procesos de comunicación en entornos educativos | pt_PT |
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