As TIC no ensino da História e Geografia.

dc.contributor.advisorMartins, Bruno, orientador científico
dc.contributor.advisorFreitas, Isabel Vaz de
dc.contributor.advisorAbelha, Marta
dc.contributor.authorCanhota, Tiago Daniel Serra Felgueiras
dc.date.accessioned2016-11-21T15:30:13Z
dc.date.available2016-11-21T15:30:13Z
dc.date.issued2015-09
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO atual relatório tem como finalidade, apresentar as atividades realizadas como professor estagiário no âmbito da Prática Pedagógica, realizado no ano letivo de 2012/2013 com uma turma do 3º ciclo – 9º ano e uma turma do nível secundário – 11º ano, no Colégio da Trofa. O presente trabalho tem como finalidade apresentar a súmula da Prática Pedagógica na qual se incluem, a descrição do contexto da prática pedagógica, a explicitação do plano de prática pedagógica, a descrição e fundamentação das atividades de prática pedagógica, a reflexão crítica fundamentada sobre os resultados de aprendizagem i) quais as metodologias de ensino que os alunos afirmavam ser mais utilizadas pelos professores de História e de Geografia em contexto de sala de aula; ii) quais os temas de História e geografia preferidos pelos alunos iii) se os alunos gostavam ou não das disciplinas de História e de Geografia e quais as razões subjacentes a esses gosto ou não e, finalmente quais as tecnologias de informação e comunicação mais utilizadas pelo professor, na opinião dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThe present report aims to present the activities carried out as a trainee teacher within the Pedagogical Practice, conducted in academic year 2012/2013 with a class of key stage 3 - 9 years and a group of secondary school - 11th grade, the Colégio da Trofa. This work aims to present a summary of Teaching Practice in which includes the description of the context of the pedagogic practice, the explanation of the teaching practice plan, a description and justification of pedagogical practice activities, critical reflection based on the results learning i) which teaching methodologies that students claimed to be most used by history teachers and Geography in the classroom context; ii) what the history and geography of themes preferred by students iii) whether students liked or not, the history of disciplines and geography and the reasons underlying those like it or not and finally which information and communication technologies used by more teacher, in the opinion of the students.pt_PT
dc.identifier.citationCanhota, T.D.S.F. (2015). As TIC no ensino da História e Geografia. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1648.pt_PT
dc.identifier.tid201428938
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1648
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectHistóriapt_PT
dc.subjectGeografiapt_PT
dc.subjectMetodologiaspt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectHistorypt_PT
dc.subjectGeographypt_PT
dc.subjectMethodologiespt_PT
dc.subject.fosEducationpt_PT
dc.titleAs TIC no ensino da História e Geografia.pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameCIAUD-UPT - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design
person.familyNameFreitas
person.familyNameAbelha
person.givenNameIsabel Vaz de
person.givenNameMarta
person.identifier.ciencia-id4C1C-C5D6-1369
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0002-1277-3700
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.ridA-5618-2018
person.identifier.ridH-1160-2016
person.identifier.scopus-author-id57196085671
person.identifier.scopus-author-id35772219700
relation.isAdvisorOfPublication3fc30f35-17bf-4d2a-8356-343b22f242b4
relation.isAdvisorOfPublicationb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery3fc30f35-17bf-4d2a-8356-343b22f242b4
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Ensino da História e Geografia.pt_PT

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMEHG 28.pdf
Size:
8.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format