Transição da escola para a vida adulta: experiências de aprendizagem integrada

dc.contributor.authorAlves, Francisco José Pirespt_PT
dc.date.accessioned2010-01-28T17:54:15Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:00:59Z
dc.date.available2010-01-28T17:54:15Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:00:59Z
dc.date.issued2009pt_PT
dc.description.abstractBaseado principalmente na literatura europeia, o trabalho narra o desenvolvimento da Transição da Vida Adulta (TVA) nas últimas duas décadas, mas também procurámos avaliar os sentimentos dos principais intervenientes no processo da TVA para com a inclusão escolar e a própria TVA. A este propósito, procurámos deslindar as principais modificações ocorridas na conceptualização da TVA e na inclusão dos alunos com NEE, nas escolas públicas nacionais do ensino regular. Atender às necessidades e potencialidades dos alunos com DM conduz a adequações curriculares, seja na sua constituição ou na forma como é desenvolvido o currículo e na formação de quem o aplica, ou seja, a comunidade educativa. Nesta perspectiva, a inclusão exige a mudança nos estabelecimentos de ensino, do qual se defende a inserção de alunos com NEE no ensino regular. Compete, neste caso, às escolas adaptarem-se às características individuais dos alunos, o que pode levar consubstancialmente à ruptura com o modelo tradicional de ensino. No processo actual de reorganização do ensino e da forma de ensinar, as escolas podem encontrar dificuldades na inclusão escolar dos alunos com DM, a começar pela edificação dos seus PEI até à execução dos seus PIT. Desde o ano lectivo 2007/2008, a TVA constituiu-se um imperativo legal no apoio especializado aos jovens com DM, a integrar forçosamente no serviço oficial dos estabelecimentos de ensino nacionais. A partir da década de 90 do séc. passado, a temática da TVA começou a ganhar algum interesse no debate internacional. Nesse mesmo período iniciaram-se as primeiras experiências de aprendizagem integrada, em várias escolas do nosso País, entre elas, o estabelecimento de ensino patente na nossa investigação (Agrupamento de Escolas Deu-la-Deu Martins / Monção).pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof.ª Doutora Manuela d' Oliveirapt_PT
dc.identifier.citationAlves, F.J.P. (2009). Transição da escola para a vida adulta: experiências de aprendizagem integrada [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/201pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 392pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/201
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectDeficiência mentalpt_PT
dc.subjectEscola inclusivapt_PT
dc.subjectPlano individual de transiçãopt_PT
dc.subjectTransição da vida activapt_PT
dc.subjectAprendizagem integradapt_PT
dc.subjectTME
dc.titleTransição da escola para a vida adulta: experiências de aprendizagem integradapt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 399.pdf
Size:
23.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format